quarta-feira, 17 de março de 2010

CÂMARA EM RECESSO

Por que o uso de câmaras de combustão hemisféricas está sendo abandonado?

Como essas câmaras de combustão têm formato interno igual ao da metade de uma esfera, a vela de ignição em geral tem posicionamento mais centralizado, o que propociona uma combustão mais eficiente. Outra caracteristica marcante da câmara de combustão hemisférica é que ela permite o uso de válvulas maiores. Por isso, esses motores são excelentes em altas rotações. Entretanto, em baixa rotações, sua eficiencia não é lá das melhores. Combine isso com maior dificuldade no controle de poluição, maior custo devido ao complexo sistema de acionamento das válvulas e menor torque em baixas rotações e veremos que sua utilização deverá se restringir a aplicações de alto desempenho, como tem sido até hoje. Ford, Alfa Romeu, Lotus e porsche, entre outras, produziram milhões de motores com câmara hemisférica, o que atesta sua preferência quando o objetivo é potência e desempenho. O motor mais conhecido que usa essa construção é o Hemi, da Chrysler, que começou a equipar os carros da marca em 1951, com um v8 de 5,4 litros de 180cv. Nos Estados Unidos, a marca é cultuada até hoje, sempre associada a grande capacidade cúbica -por lá o motor Hemi chega a 6,1 litros, com 425 cv a 6 200 rpm e 58,8 mkgf a 4 800 rpm.
FONTE:Revista 4RODAS-edição 602-Março de 2010.

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