segunda-feira, 8 de março de 2010

Afinal, o tsunami da Toyota respinga no nosso Corolla?

O recall global da Toyota já atingil mais de 8 milhões de veículos e provocou a interrupção das vendas dos modelos da marca nos Estados Unidos. Tudo começou com um tapete, específico para uso em situações de neve. Mais espesso que o habitual, ele podia provocar o travamento do acelerador no fim de seu curso. Além de substituir os tapetes, a Toyota deveria alterar o pedal do acelerador, a fim de garantir que ele não enrroscasse novamente em situações semelhantes.
O problema é que mesmo sem o tapete, alguns Toyota insistiam em acelerar sozinhos. A falha, dessa vez estava no pedal de acelerador, mais precisamente em um componente de fricção, responsável por converter o movimento mecânico do pedal em sinal elétrico - algo parecido com os controles de carrinhos de autorama -, para abertura do corpo de borboleta. De acordo com a Toyota, em condições específicas de desgaste e clima, esse componente teria a tendência de se oxidar, o que podeira ocasionar o travamento do pedal em posição de aceleração. Estão sujeitos a esse tipo de problema os modelos Corolla, Camry e RAV4, além dos veículos Tundra Matrix, Highander, Sequoia e Avalon, estes não vendidos no Brasil.
O Corolla brasileiro não faz parte do grupo de risco, de acordo com Evandro Maggio, gerente geral de pós-venda da Toyota do Brasil. Segundo ele, o mecanismo de pedal adotado nos modelos vendidos no Brasil é diferente dos componentes usados nos países onde há o recall. "O Corolla fabricado aqui e o Camry e o RAV4, importados do Japão, utilizam um pedal fabricado pela Denso, diferente da peça usada no mercado americano, feito pela canadense CTS." Segundo a Toyota nosso pedal usa um sistema de fricção diferente do modelo americano.
FONTE:Revista Quatro Rodas - edição 602 - Março de 2010.

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