sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vruuumm!

TEM COISA MELHOR QUE O MOTOR PEGAR NA PRIMEIRA TENTATIVA? PARA ISSO TOME MANUTENÇÃO PREVENTIVA E NADA DE FICAR LIGANDO E DESLIGANDO A MÁQUINA SEM NECESSIDADE

A jornada diária de um motorista começa com o bom funcionamento do motor de partida, que geralmente não costuma falhar. Essa regra, porém, não é absoluta e, quando menos se espera, uma combinação de fatores pode levar o componente a negar fogo no momento preciso. Para desespero da vítima, isso pode acontecer não só na garagem ou no estacionamento, mas até mesmo em pleno trânsito, dando origem a cenas constrangedoras. Nessa hora, o melhor é ter paciência e levar o carro direto para oficina mais próxima. Passado o sufoco, o remédio é adotar providências para que o drama não se repita. Conforme recomendam os especialistas, o melhor caminho é a manutenção preventiva.
Segundo o chefe de Assistência Técnica da divisão Automotive Aftermarket da Bosch Brasil, Daniel Lovizaro, uma das principais recomendações está na realização de uma rigorosa checagem a cada 15 mil quilômetros ou conforme as prescrições do manual do fabricante. “Durante as revisões é aconselhável que sejam verificados o estado de conservação dos conectores elétricos do motor de partida, o nível de desgaste de buchas, escovas e coletor, assim como os cabos de ligação do veículo e pontos de aterramento elétrico”, explica.

AGUARDAR ALGUNS SEGUNDOS. Para Lovizaro, outros cuidados recomendados para aumentar a vida útil do componente estão relacionados à utilização adequada. “Após girar a chave da ignição para a posição de partida, deve-se aguardar alguns segundos até que o sistema de injeção tenha realizado todas as leituras do veículo, que são necessárias para um ótimo acionamento”, diz. “Nesse procedimento, nunca se deve deixar o motor de partida ligado por mais de 10 segundos a cada tentativa.” Lovizaro recomenda ainda que, caso o motor não tenha entrado em funcionamento, é necessário intercalar pausas de 30 a 60 segundos para que o motor de partida possa esfriar, além de permitir a recuperação da bateria. “Caso a falha na partida seja frequente, é necessário procurar uma oficina de confiança a fim de realizar uma checagem geral no sistema de ignição, pois pode ser sintoma de problema mais sério.”
Lovizaro afirma que, em casos mais graves, as tentativas contínuas de partida sem que o motor entre em funcionamento podem provocar severos danos ao motor de partida, devido principalmente ao superaquecimento gerado nos componentes internos. Outro fator importante para o aumento da sua vida útil é evitar contato com a água em excesso. “Entre outros exemplos, evite transitar por terrenos alagados, pois isto pode gerar a oxidação dos componentes internos, afetando com isto sua eficiência e vida útil.”
De acordo com o técnico, também devem ser tomados cuidados especiais na manutenção, seguindo passo a passo as instruções dos manuais de reparação do fabricante. “Esse é um procedimento fundamental para garantir um perfeito reparo. Ao posicionar as novas escovas, certifique-se de que a cordoalha está livre para acompanhar o desgaste natural das escovas, evitando assim que a mesma tenha interferências ao longo do desgaste natural a que são submetidas”, diz. “Ao limpar o coletor, remova totalmente a sujeira (óleo, graxa, poeira, pó de escova) dos canais, pois isto irá garantir um contato elétrico adequado entre ambos os componentes.”
O FAMOSO BÊNDIX - Quanto ao impulsor, também conhecido como bêndix, Lovizaro afirma que se trata de um componente de fechamento blindado e que não pode ser recuperado. “A recomendação é que quando a peça apresentar algum problema deve ser substituída por uma nova.” Ele afirma ter como base a vasta experiência acumulada pela Bosch, que desenvolve e fabrica motores de partida para diversas aplicações (12 e 24 volts), assim como disponibiliza tanto os produtos completos, quanto os componentes para reparos. “Esses desenvolvimentos acontecem em parceria e com aprovação das principais montadoras de veículos do mundo”, declara.
Recomendações parecidas também são dadas pelo engenheiro Waldemar Christofoletti, da SAE Brasil. “A vida útil do motor de partida está diretamente ligada à quantidade de partidas dadas no motor do carro”, afirma. “Para prolongar essa vida útil devemos evitar as partidas desnecessárias. Por exemplo, quando o usuário que chega em casa e vai abrir o portão manualmente, não precisa necessariamente desligar o carro, pois se ele o mantiver funcionando vai aumentar a vida útil do motor de partida”, explica. “Se um usuário repetir essa rotina todos os dias úteis durante um ano, vai economizar mais de 250 partidas e assim preservar o componente.”
Christofoletti pede também cuidados ao fazer a manutenção, a começar pela escolha de uma oficina ou profissional de sua inteira confiança, garantindo a eficiência do reparo. “É necessário estar seguro de que os componentes a serem usados no reparo são originais, de boa qualidade, e que tenham selo de garantia.”
Os profissionais também recomendam manter a bateria sempre em ordem a fim de garantir a eficiência do componente. Outro procedimento básico é não se esquecer de voltar a chave à posição inicial ao dar a partida.
FONTE:http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?r=96&id=978

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