segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A SOCIEDADE BRASILEIRA E ALGUNS DESAFIOS ATUAIS



          A sociedade brasileira encontra-se em processo de mudanças profundas e constantes. Esta situação gera crise e angústias na vida pessoal, nas instituições e nos vários setores da sociedade. A população ultrapassou os 200 milhões de habitantes. A maioria dela ainda está concentrada na região Sudeste e na faixa litorânea. O crescimento populacional, de 0,86% de 2013 para 2014, deve tornar-se negativo em 2040. O perfil demográfico apresenta grande crescimento de idosos e redução de crianças. Mesmo assim verificam-se sérios problemas na qualidade do ensino público e os idosos ainda são cuidados, na sua grande maioria, pelas famílias.
            Outro dado a ser considerado é a urbanização: 85% da população é urbana e 44% dela vive em regiões metropolitanas. Os resultados do rápido processo de urbanização podem ser vistos na favelização, na poluição, na violência, nos problemas de mobilidade, nas precárias condições sanitárias, nas enchentes, na drogadição.
            Nas últimas décadas, duas realizações tiveram grande impacto na sociedade brasileira. De um lado, a articulação de políticas públicas com objetivos econômicos e sociais a fim de romper com exclusão, sendo o Bolsa Família o programa mais conhecido e debatido entre iniciativas. De outro, a estabilidade econômica alcançada pela sétima economia do mundo, com Produto Interno Bruto de R$ 4,49 trilhões e renda per capita anual de R$ 24.065,00, proporcionou geração de empregos e aumento da renda e expandiu a classe média e o consumo interno.
            Na sociedade brasileira, vários grupos étnicos e culturais minoritários enfrentam dificuldades e precisam de apoio em suas lutas: indígenas, quilombolas, pescadores, comunidades tradicionais e povos nômades. A sociedade ainda assiste a uma violência crescente e ao comércio de drogas, sendo o Brasil o maior consumidor mundial de crack e o segundo maior de cocaína. É um problema relacionado com o assustador índice de mortes violentas que dizimam (Texto-base CF-2015, nn. 38-58)
Pe. Luiz Carlos Dias
Secretário-executivo da CF



Fonte: O DOMINGO ANO LXXXIII – REMESSA III – 22-2-2015 – Nº 10  

Nenhum comentário:

Postar um comentário