terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A TOYOTA NA FUNILARIA


FORAM NECESSÁRIOS SETENTA ANOS PARA QUE A JAPONESA TOYOTA REALIZASSE O SONHO DE SEU CRIADOR, KIICHIRO TOYODA. EM 2007, A EMPRESA TORNOU-SE A MAIOR FABRICANTE DE CARROS DO MUNDO, SUPERANDO A AMERICANA GENERAL MOTORS. O SUCESSO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS A TECNOLOGIA QUE SE TORNOU SINÔNIMO DE CONFORTO E SEGURANÇA, A PREÇOS COMPETITIVOS. NA SEMANA PASSADA, ESSA REPUTAÇÃO SOFREU UM GOLPE. A TOYOTA CONVOCOU 2,3 MILHÕES DE PROPRIETÁRIOS NOS ESTADOS UNIDOS PARA SOLUCIONAR UM DEFEITO NO ACELERADOR, PRODUZIDO POR UM FORNECEDOR CANADENSE. HOUVE INCIDENTES EM QUE O CARRO CONTINUAVA ACELERANDO, MESMO DEPOIS DE O MOTORISTA PARAR DE PRESSIONAR O PEDAL. O DEFEITO ENVOLVE OITO MODELOS DA TOYOTA, ENTRE ELES SEUS DOIS SEDÃS MAIS VENDIDOS NOS ESTADOS UNIDOS, O CAMRY E O COROLLA. O MAIS CONSTRANGEDOR: INCAPAZ DE SOLUCIONAR A FALHA, A EMPRESA SUSPENDEU A PRODUÇÃO E A VENDA DESSES VEÍCULOS. O RECALL, QUE NÃO AFETA O BRASIL, TAMBÉM FOI ESTENDIDO A EUROPA E A CHINA. AO TODO, ESTIMA-SE QUE MAIS DE 4 MILHÕES DE AUTOMÓVEIS TERÃO DE PASSAR PELO CONSERTO.
FOI A SEGUNDA GRANDE FALHA REGISTRADA EM MENOS DE QUATRO MESES NO MERCADO AMERICANO. EM SETEMBRO, A TOYOTA JÁ HAVIA CHAMADO 4,2 MILHÕES DE VEÍCULOS DE VOLTA AS CONCECIONÁRIAS, POR CAUSA DE UM PROBLEMA COM O TAPETE DO MOTORISTA, QUE SE ENROSCAVA NOS PEDAIS. COMO SE NÃO BASTASSE, A COMPANHIA TEM PERDIDO MERCADO PARA NOVATAS, COMO A COREANA HYUNDAI. PARA COMPLETAR, PADECE DE UM EQUÍVOCO ESTRATÉGICO: FEZ APOSTAS TÍMIDAS NOS MERCADOS QUE MAIS CRESCEM ATUALMENTE, COMO A CHINA E O BRASIL, AO CONTRÁRIO DA ALEMÃ VOLKSVAGEM, QUE JÁ DÁ SINAIS DE SUPERÁ-LA. O RESULTADO É QUE DESDE QUE A MONTADORA JAPONESA ALCANÇOU A LIDERANÇA MUNDIAL, HÁ DOIS ANOS, SUAS VENDAS CAÍRAM QUASE 20%.
A COMPANHIA CRESCEU SEGUINDO A CATORZE PRINCIPIOS CRIADOS POR KIICHIRO TOYODA E PELO ENGENHEIRO TAIICHI OHNO, ENTRE ELES A BUSCA PELO APRIMORAMENTO CONTINUO. A TOYOTA ESTABELECEU UM NOVO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO, O JUST IN TIME, EM QUE A MONTAGEM E O EMBARQUE DE CARROS SÃO IMEDIATOS CORRESPONDENTE A DEMANDA, O QUE REDUZ O CUSTO PARA MANTER ESTOQUES. AS CONCORRENTES A COPIARAM E SE REERGUERAM, ENQUANTO A JAPONESA PARECE TER BAIXADO A GUARDA.
FONTE:REVISTA VEJA EDIÇÃO 2150- ANO 43 - Nº 5(FEVEREIRO DE 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário