quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O COMEÇO DE UMA NOVA ERA: CHEVROLET VOLT

O VOLT É O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO PRODUZIDO EM SÉRIE A SE TRANSFORMAR EM REALIDADE. FOI APRESENTADO EM JANEIRO PASSADO NO SALÃO DE AUTOMÓVEIS DE DETROIT E COMEÇA A SER VENDIDO EM NOVEMBRO NOS ESTADOS UNIDOS. A GM DEDICOU UMA ATENÇÃO ESPECIAL A AERODINÂMICA DO VOLT. UMA SILHUETA BEM TRABALHADA AJUDA A REDUZIR O CONSUMO, POR DIMINUIR A RESISTÊNCIA AERODINÂMICA, E TAMBÉM O NÍVEL DE RUIDO.
O VOLT É O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO DESTINADO A CONSUMIDORES COMUNS, PARA SER USADO NO DIA A DIA, ELE VAI DE 0 A 100KM EM 9S, SEGUNDO A GM, UM MOTORISTA QUE RODE 64KM POR DIA, E QUE FAÇA A RECARGA DURANTE A NOITE, DEIXARÁ DE QUEIMAR 1900 LITROS DE COMBUSTÍVEL E EVITARÁ A EMISSÃO DE 4,4 TONELADAS DE CO2, AO FIM DE UM ANO. CONSIDERE-SE PARA ESTA COMPARAÇÃO UM MOTOR A COMBUSTÃO QUE FAÇA A MÉDIA DE 12,8 KM/L DE GASOLINA E QUE ATENDA AS NORMAS DE EMISSÕES NORTE-AMERICANAS ATUAIS. OUTRA VANTAGEM ESTÁ NOS CUSTOS, UMA VEZ QUE RODAR NA ELETRICIDADE SAI MAIS BARATO QUE UTILIZAR O COMBUSTIVEL. NA CIDADE DE SÃO PAULO POR EXEMPLO, 1 KWH CUSTA 30 CENTAVOS, ENQUANTO 1 LITRO DE ALCOOL SAI POR 1,95 REAL, EM MÉDIA. POR TANTO PARA RODAR 64 KM SERIAM NECESSÁRIOS 2,40 REAIS DIÁRIOS A BORDO DO VOLT, CONTRA 15,60 REAIS A BORDO DE UM VEÍCULO QUE CONSEGUISSE A MÉDIA DE CONSUMO DE 8 KM/L.
A FÁBRICA USOU 64KM COMO REFERÊNCIA EM SUAS CONTAS PORQUE ESSA É JUSTAMENTE A AUTONOMIA DO VOLT, SEGUINDO UM CICLO ESPECÍFICO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS DEFINIDO PELA AGÊNCIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL AMERICANA(EPA). UMA PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DOS ESTADOS UNIDOS MOSTRA QUE 76% DOS MOTORISTAS NORTE-AMERICANOS RODAM ATÉ 64KM(40 MILHAS) DIARIAMENTE, EM SEUS DESLOCAMENTOS DE ROTINA: PARA IR AO TRABALHO, A ESCOLA E COMPRAS. PARA VIAGENS ACIMA DESSE PATAMAR, O VOLT CONTA COM UM MOTOR A COMBUSTÃO, QUE ENTRA EM AÇÃO PARA ALIMENTAR AS BATERIAS DURANTE O TRAJETO, CASO O MOTORISTA NÃO QUEIRA OU NÃO POSSA LIGAR O CARRO NA TOMADA. ESSE MOTOR A COMBUSTÃO - 1.4 TURBO DE 141CV - SÓ PODE FUNCIONAR COMO GERADOR, AO CONTRÁRIO DOS MODELOS HÍBRIDOS, NOS QUAIS ELES TAMBÉM TRACIONA O VEÍCULO. O TEMPO DE RECARGA É DE CERCA DE 3 HORAS, EM UMA TOMADA DE 220 VOLTS, OU DE 8 HORAS, EM UMA TOMADA DE 110 VOLTS.
O VOLT TEM UM CONJUNTO DE BATERÍAS DE ÍONS DE LÍTIO, FORMADO POR 200 CÉLULAS, COM CAPACIDADE DE 16KWH, MAS SEU SITEMA DE CONTROLE ELETRÔNICO PERMITE QUE SE UTILIZE APENAS METADE DESSA ENERGIA(8 KWH) ENTRE CADA CICLO DE CARGA E RECARGA, AS BATERIAS SÃO PROJETADAS PARA ATENDER UMA NORMA TÉCNICA DO GOVERNO AMERICANO E DEVEM DURAR 10 ANOS OU 240 000 KM. É UM CARRO CONFORTÁVEL. POR DENTRO, O ESPAÇOÉ COMPARÁVEL A UM SEDÃ MÉDIO-COMPACTO, EM RELAÇÃO AOS MODELOS DA LINHA CHEVROLET NACIONAL, ELE É MAIOR DO QUE O ASTRA E MENOR QUE O VECTRA, A BORDO CABEM QUATRO PESSOAS, PORQUE EXISTE UM CONSOLE ENTRE OS BANCOS, SOB O QUAL FICAM AS BATERIAS. O VOLT CUSTA NOS ESTADOS UNIDOS US$ 40 000, SE FOSSE VENDIDO NO BRASIL, COM IMPOSTO E FRETE, ELE CUSTARIA CERCA DE 140 000 REAIS.
FONTE: REVISTA QUATRORODAS EDIÇÃO 601 DE FEVEREIRO DE 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário