sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CHÃO ENERGÉTICO: Cobrir o asfalto com placas solares e nunca mais recarregar o carro elétrico? Tem gente investino nisso...

O PISO DAS VIAS PODE GANHAR NOVA FUNÇÃO. PESQUISADORES DE IDAHO, NOS ESTADOS UNIDOS, APRESENTARAM UM PROJETO PARA SUBSTITUIR O ASFALTA POR PLACAS SOLARES ESPECIAIS. DE ACORDO COM A EMPRESA SOLAR ROADWAYS, SE O PISO DOS 48 ESTADOS AMERICANOS FOR SUBSTIUIDO PELAS PLACAS, A DEMANDA DE ENERGIA DO PAÍS SERÁ SUPRIMIDA COM SOBRA. SERÁ O FIM DAS USINAS NUCLEARES, TERMOELÉTRICAS...
O DEPARTAMENTO DE TRANSPORTE DOS ESTADOS UNIDOS JÁ ASSINOU UM CONTRATO DE 100 000 DÓLARES PARA CRIAÇÃO DOS PROTÓTICOS DAS "ESTRADAS SOLARES" - UM PAINEL DE 3,5 POR 3,5 METROS, PARA DEMONSTRAÇÃO DA TECNOLOGIA. DE ACORDO COM A EMPRESA, "APENAS" 5 BILHÕES DESSES PAINÉS SÃO SUFICIENTES PARA COBRIR TODO O ASFALTO DOS ESTADOS UNIDOS.
OS PAINÉIS POSSUEM TRÊS CAMADAS. A PRIMEIRA TEM PLACAS ELETRÔNICAS E AS LINHAS DE ENERGIA. NA SEGUNDA FICAM AS CÉLUAS SOLARES, PARA ARMAZENAR ENERGIA E LEDS. ESSES LEDS TEM A FUNÇÃO DE CRIAR FAIXAS DE SEPARAÇÃO DE VIAS, POR MEIO DE LUZES, E GERAR ALERTAS INSTANTÂNEOS: A DEMARCAÇÃO DE SOLO MUDA CONFORME AS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO. A TERCEIRA CAMADA, FEITA DE UM MATERIAL ULTRARESISTENTE(NÃO REVELADO), É TANSLÚCIDA E, SEGUNDO A EMPRESA, TEM A CAPACIDADE DE TRAÇÃO DO ASFALTO ATUAL. AS PLACAS PODEM GERAR CALOR PARA DERRETER O GELO QUE SE FORMA NAS VIAS DURANTE O INVERNO.
A OUTRA PARTE DO PLANO É MAIS AMBICIOSA. POR MEIO DESSAS PLACAS SERÁ POSSÍVEL RECARREGAR CARROS ELÉTRICOS QUE PASSAM POR ELA OU ALI ESTEJAM ESTACIONADOS. ESTA TECNOLOGIA JÁ EXISTE E ESTÁ EM TESTE PELO INGENIEURGESELLSCHAFT AUTO UND VERKEHR(ENGENHARIA PARA AUTOMÓVEIS E TRANSPORTES) DA ALEMANHA - QUE TEM ESCRITÓRIO NO BRASIL - E PELO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVANÇADA DA COREIA.
NO PRIMEIRO A ENERGIA É CONDUZIDA POR MEIO DE CAMPOS MAGNÉTICOS NO PISO, SEM A NESCESSIDADE DE CONTATO FÍSICO DO CARRO COM O SOLO. MAS A DISTÂNCIA DO VEÍCULO COM O CHÃO TERIA DE SER CONTROLADA, POR UM SITEMA DE SUSPENÇÃO ATIVA. A TECNOLOGIA DO INSTITUTO COREANO, BEM SEMELHANTE, É BATIZADA DE ONLINE ELECTRIC VERICLE E JÁ É APLICADA EM FÁBRICAS. LÁ, PARA UMA TRANSFERÊNCIA DE 80% DA ENERGIA ENVIADA, OS CAPTADORES DEVEM FICAR QA 1CM DO SOLO. EM UMA DISTÂNCIA DE 12CM, A EFICIÊNCIA NA TRANSFERÊNCIA CAI PARA 60%.

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