terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

NOVA SAVEIRO: VEJA COMO FICOU AS MUDANÇAS

A VOKSVAGEM SAVEIRO MUDOU RADICALMENTE PARA TENTAR VOLTAR A SER LÍDER DE VENDAS DA CATEGORIA, POSTO PERDIDO PARA FIAT STRADA. CONFIRA AGORA AS PRINCIPAIS MELHORIAS E MUDANÇAS INCORPORADAS NA VERSÃO 2010 CABINE SIMPLES DE 1.6 LITRO 8 VÁLVULAS COM PACOTE DE ACABAMENTO TREND.

TESTE DINÂMICO
COM O VEÍCULO DEVIDAMENTE ABASTECIDO E EXATOS 250KG DE PESO SÓLIDO NA CAÇAMBA, FOI FEITO UM PERCUSO DE 540 KM DE DISTÂNCIA ENVOLVENDO ACLIVES E DECLIVES, ALÉM DE TERCHOS DE SERRAS E LONGAS RETAS, ONDE FOI POSSÍVEL SENTIR QUE A RELAÇÃO DE MARCHA PODERIA SER MAIS CURTAS, POIS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES(INCLUINDO ULTRAPASSAGENS), O MOTOR 1.6 'FICOU PEQUENO' . O CONSUMO MÉDIO APRESENTADO FOI SUPERIOR A 10 KM/L, MESMO SENDO RAZOAVELMENTE EXIGIDO, SEM INDÍCIOS DE SUPERAQUECIMENTO OU PERDA DE POTÊNCIA.
A SUSPENÇÃO FOI O PONTO FORTE DO MODELO, POIS MESMO CARREGADA NÃO HOUVE PERDA DE ADERÊNCIA OU FALTA DE CONFORTO, OS FREIOS MOSTRARAM-SE BEM DIMENSIONADOS E O ABS(OPCIONAL) FEZ DIFERENÇA EM DOIS MOMENTOS DO PERCURSO.
MOTOR
LOGO AO ABRIR O CAPÔ PERCEBEMOS QUE A POSIÇÃO DE MONTAGEM MUDOU DA LONGITUDINAL (DE COMPRIDO), PARA TRANSVERSSAL ( DE LADO), PARA FAVORECER O ESPAÇO INTERNO DO HABITÁCULO, QUE CRESCEU EM RELAÇÃO A VERSÃO ANTIGA. O ÓLEO LUBRIFICANTE RECOMENDADO PELA VOLKSWAGEM DEVERÁ SER DE BASE SINTÉTICA, DE VISCOSIDADE 5W40, NUM TOTAL DE 3,5 LITROS INCLUINDO O FILTRO DE ÓLEO. A ÚNICA OPÇÃO DE MOTORIZAÇÃO É A DE 1.6 LITRO 8 VÁLVULAS TOTAL FLEX DE 101 CV(G) E 104 CV(A) A 5.250 RPM, COM 15,4 KGFM(G) E 15,6 KGFM(A) DE TORQUE @ 2.500 RPM. A CORREIA POLI-V CONTINUA A VIRAR A BOMBA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA QUE É IDÊNTICA A DA VERSÃO ANTERIOR.
O MÓDULO DE INJEÇÃO E IGNIÇÃO ESTÁ LOCALIZADO LOGO ATRÁS DA CAIXA PLÁSTICA QUE ABRIGA O FILTRO DE AR DO MOTOR, E O ACELERADOR É DO TIPO ELETRÔNICO COM BORBOLETA MOTORIZADA, LIVRE DE CABOS DE AÇO.
O ACIONAMENTO DA EMBREAGEM É POR CILINDRO HIDRÁULICO E DOS GARFOS SELETORES DAS MARCHAS POR CABOS DE AÇO.
FREIOS, SUSPENÇÃO E UNDERCAR
A NOVA SAVEIRO VEM DE FÁBRICA COM OS DISCOS DE FREIOS VENTILADOS NA DIANTEIRA, COM OLHAIS INDICADORES DE DESGASTE NAS SUPERFÍCIE DE CONTATO E A TAMBOR NAS RODAS TRASEIRAS. OPCIONALMENTE O SISTEMA ANTIBLOQUEIO ABS PODERÁ INTEGRA O CONJUNTO. A VERSÃO AVALIADA POSSUI O EQUIPAMENTO, COM ELETRO-BOMBA LOCALIZADA ATRÁS DO COLETOR DE ADMISSÃO. NA DIANTEIRA O ENCODER MAGNÉTICO PARA LEITURA DO SISTEMA ESTÁ CRAVADO NO ROLAMENTO DE RODA E NA TRASEIRA UMA RODA FÔNICA METÁLICA PRESA INTERNAMENTE AO CUBO É A RESPONSÁVEL PELA GERAÇÃO DOS PULSOS PARA POSTERIOR LEITURA DO SENSOR. O CONJUNTO DE SUSPENÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA É SEMELHANTE A VERSÃO ANTERIOR, OS PNEUS PIRELLI CINTURAO P3000 DE MEDIDAS 205/60 R15 90T CASAM PERFEITAMENTE COM O PROJETO DO VEÍCULO, COM BOA ADERÊNCIA MESMO SOB CHUVA E BAIXA EMISSÃO DE RUÍDO QUANDO EM ALTAS VELOCIDADES. O FILTRO DE COMBUSTÍVEL É PRODUZIDO EM MATERIAL PLÁSTICO E ESTÁ LOCALIZADO EXTERNAMENTE DO TANQUE, LOGO ABAIXO DA LONGARINA.
FONTE: JORNAL OFICINA BRASIL, JANEIRO DE 2010.

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