terça-feira, 22 de maio de 2012

LIMPEZA DE BICOS INJETORES: FAZER OU NÃO?



“Devido à má qualidade dos combustíveis e a não manutenção preventiva (troca de filtros, óleo e velas)”. Luis Carlos Maroldi - Centro Técnico Automotivo Jaçanã – São Paulo - SP
De uma família de empreendedores, Luis Carlos Maroldi comprou seu primeiro carro usado e, como muitos reparadores, interessou-se pela mecânica mexendo no seu próprio automóvel. “Isso há quase 30 anos atrás. Fiz cursos de freios e elétrica inicialmente, áreas que me interessavam. Fui aprendendo na prática e pedia ajuda a outros mecânicos quando não sabia.
Montei uma loja de peças de motos, mas não me identifiquei e fui trabalhar de empregado em oficinas. Hoje, tenho a minha oficina. Investi em equipamentos, ferramentas e cursos e me especializei em inspeção veicular”, conta Luis.

Trabalham na oficina ele e dois filhos, Bruno e Junior. Um deles é Tecnólogo em Mecatrônica pela Faculdade Getúlio Vargas. O outro está fazendo Tecnologia da Informação. O filho Bruno, braço direito na oficina, já se decidiu em continuar na empresa, pois percebeu que o que vai dominar a oficina é a informatização.

Luis é a favor da limpeza de bicos injetores. “O principal problema que encontramos nos veículos hoje é causado por combustível adulterado. Quando fazemos os testes, pegamos até 80% de alteração no combustível e isso causa grandes danos no motor e conseqüentemente, nos bicos. Alguns clientes me procuram querendo fazer a limpeza quando a luz de anomalia da injeção acende.

Procuro explicar que a luz de injeção acesa não indica “bico” e sim, que há algum problema fora do parâmetro de funcionamento do motor que a central do carro detectou. É preciso diagnosticar a causa, por meio de um rastreamento no veículo, leitura com scanner, e ver o que está fora do padrão de fábrica. Pode-se fazer o teste na gasolina e ver se está de acordo”, explica o reparador. Luis também afirma que preventivamente, só indica a limpeza se o carro estiver com muita quilometragem. “Temos diversos casos na oficina em que a limpeza foi a melhor solução, principalmente na linha Corolla. Em um dos casos, o dono do veículo alegou falta de rendimento e o veículo parecia ter sintomas de ignição, mas na verdade era falta de equalização e limpeza de bicos. Tenho um cliente que mora no bairro Sumaré e trabalha no Jaçanã, percorrendo assim uma grande distância diariamente. Quando não restava quase nenhuma alternativa, tirei os bicos e coloquei na máquina.

Resultado: estava tudo errado. Limpei algumas vezes, equalizei e coloquei no carro. No dia seguinte à limpeza, o cliente ligou e brincou: você abriu o motor do meu carro e colocou mais 30 cavalos lá dentro? pois ele nunca andou tão bem quanto agora! Isso por causa de uma simples limpeza de bicos”, ressalta.
FONTE: http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagem-do-mes/1998-limpeza-de-injetores-fazer-ou-nao-fazer-a-polemica-continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário