Engenheiros da Hyundai querem combinar o
torque, rendimento e a eficiência dos motores a diesel com a praticidade e
baixo custo dos motores a gasolina. Os tempos do motor seriam semelhantes ao do
motor a diesel, com o uso de velas sendo dispensado e trocado pela injeção
direta de combustível, válvulas com tempo variável, turbo e super compressor.
Seu
funcionamento é baseado na compressão do ar que já entra aquecido na câmara (e
que aumenta mais ainda quando é comprimido), seguido da injeção de gasolina
direto no centro da câmara de explosão. Porém, no uso com gasolina, como ela
precisa de cinco vezes menos compressão do ar que o diesel, ela proporciona um
uso mais suave, o que garante uma melhor eficiência do motor, além de uma
operação mais silenciosa.
Para contornar os altos níveis de monóxido de carbono
causados por esse tipo de motor, o uso de um segundo catalisador garante as
baixas emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Comparado com um motor a
diesel, o aumento na eficiência seria de 10% a 15%, o que expande o tempo de
uso e mantém a autonomia dos motores a explosão. Como se não bastasse, a
tecnologia gera um nível baixíssimo de poluição, equivalente ao de veículos
híbridos.
Fonte: http://balconistasa.com/2015/08/12/motores-sem-velas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário