Todo mundo acha que é fácil trocar um filtro de ar, mas compre o modelo
errado para ver o que acontece. E o filtro de óleo? Substituir um usado pelo
novo é melzinho na chupeta.... Mas esqueça de trocar o anel de vedação do dreno
ou dê o torque com uma ferramenta... É, pode acreditar que vai dar dor de
cabeça na certa. Vazamentos e, lógico, mau funcionamento do conjunto.
É por isso que, às vezes, insistimos em mostrar aqui na Revista
procedimentos que parecem ou até são simples, mas que se realizados sem atenção
podem se transformar em grandes prejuízos para você e seu cliente. É o caso da
substituição dos filtros de ar, óleo e combustível que trazemos nessa
reportagem, feitos na picape Chevrolet Nova Montana, compatível com Agile, pois
utilizam o mesmo motor 1.4 Econo.Flex.
Filtro de ar
O consultor Técnico da Mann-Filter, André Gonçalves, explica que o
componente tem a função de reter as partículas contidas no ar aspirado pelo
motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando
desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, bielas,
camisa etc. "Se a troca do filtro não for efetuada no prazo adequado e
pelo produto correto vai causar aumento de consumo de combustível, perda e
rendimento do motor, certamente elevação dos índices de emissões de
poluentes", afirma.
A substituição do filtro do ar deve ser realizada de acordo com a
recomendação do fabricante do veículo. Mas na prática, o prazo depende da
situação em que o veículo opera. Em condições severas, onde se roda em terra ou
muito congestionamento, que apesar não estar rodando, o veículo está com o
motor ligado e aspirando o ar sujo, a troca deve ser antecipada.
André chama a atenção para o fato de que não é permitido tentar
recuperar ou aumentar o tempo de vida útil do filtro do ar com jato de ar
comprimido ou por meio de impactos, que podem provocar o rompimento do papel ou
causar danos na estrutura do elemento filtrante, fazendo com que perca as suas
funções.
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