Aplicação de amortecedores Power Shock em modelos Fiat
Atenção
na aplicação e honestidade com o cliente. Deveria ser redundante dizer que
esses são dois itens obrigatórios para o trabalho do mecânico dentro da
oficina. Mas existe ainda uma minoria que prefere o famoso "não tem tu, vai
tu mesmo": o que importa é entregar o carro para o cliente o mais rápido
possível, mesmo que o serviço não seja perfeito. E isso é péssimo para a imagem
de todo o setor da reparação independente, já que a fama acaba rebatendo em
todos aqueles que trabalham dignamente com aquilo que amam. E todos nós amamos
carros e gostamos de viver desse ramo, certo?
Pois
uma série de reclamações recebidas pelo setor de Garantia da Magneti Marelli
sobre a aplicação de amortecedores Cofap Power Shock na linha Fiat chega a
assustar. Apresentada ao mercado em 2009, a tecnologia Power Shock,
desenvolvida pela empresa, foi agregada a alguns veículos Fiat como equipamento
original.
"Essa tecnologia
se baseia em uma mola feita de aço especial, localizada dentro do tubo do amortecedor,
que tem por função reduzir a inclinação da carroceria nas curvas, o chamado
efeito 'rolling', e melhorar a dirigibilidade do veículo", explica o
coordenador de assistência técnica e de produto da Magneti Marell Cofap,
Antônio José Corassini, comparando a atuação do Power Shock à da barra
estabilizadora. "No caso de sua aplicação na perua Palio Adventure Locker,
o Power Shock permitiu que o diâmetro da barra fosse menor", explica o
especialista. Mas em algumas versões de entrada do Uno e do Palio hatch, o
Power Shock na dianteira substitui a barra estabilizadora por completo - e é aí
que começam os problemas.
Esse amortecedor não é um item opcional, mas,
sim, faz parte do sistema de suspensão do carro, que foi pensado
especificamente para receber a compensação de força que ele faz. Portanto, os
carros que possuem amortecedores Power Shock de fábrica jamais podem ser
equipados com outros amortecedores que não contenham a tecnologia, havendo ou
não a presença da barra estabilizadora.
Caso seja instalado um
amortecedor sem a tecnologia em um carro que deveria receber o Power Shock, o
efeito é o mesmo da retirada da barra estabilizadora de um veículo normal, ou
seja, a dirigibilidade e a estabilidade do veículo são prejudicadas. Além
disso, o alinhamento do veículo fica grosseiramente afetado. "O grande
problema é que o carro perde segurança", explica Antônio.
fonte:http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=1077&edid=81&topicid=2 - consultado dia 22/01/2014 ás 15:30hs!
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