AMORTECEDORES EM DIA GARANTEM QUE O VEÍCULO ENTRE E SAIA DAS CURVAS COM TOTAL SEGURANÇA
O amortecedor é parte fundamental da suspensão. Sua função é conter
os movimentos de compressão e expansão da mola da suspensão, forçando,
assim, o contato do pneu com o solo, o que dá conforto e segurança no
ato de dirigir. Manter os amortecedores em bom estado é fundamental
para o equilíbrio do carro, principalmente em curvas e em pisos
irregulares. Ou seja, rodar com amortecedor desgastado pode significar
uma saída de pista fatal numa curva ou ao trafegar sobre asfaltos
remendados e lombadas.
A durabilidade do amortecedor é relativa. Em geral, os fabricantes
recomendam a troca preventiva aos 40 mil quilômetros, mas a vida útil
do equipamento varia em função das condições a que é submetido. Por
exemplo, enquanto um veículo que roda sobre estradas de terra
esburacadas pode ter seus amortecedores destruídos aos 10 mil
quilômetros, outro, que circula somente no asfalto (desde que em boas
condições, claro) pode durar bem mais.
SEM BALANÇO A avaliação do estado dos amortecedores
através do balanço do veículo não é suficiente, pois depende do tipo
construtivo da suspensão e da interpretação de cada um. Existem
equipamentos no mercado (shock tester) que avaliam o amortecedor e dão
uma ampla visão de seu estado, mas o condutor deve estar sempre atento a
qualquer mudança no comportamento do veículo e procurar um
especialista se isso ocorrer.
O amortecedor gasto não compromete apenas o conforto do veículo, mas
a sua segurança. Provoca a perda da estabilidade, aumenta o risco de
aquaplanagem e o desgaste prematuro dos pneus. Se os quatro
amortecedores do carro estiverem com a vida útil esgotada, o motorista
pode perder o controle numa curva, ainda que esteja dirigindo em
velocidade baixa.
O ideal é substituir sempre os quatro amortecedores. A substituição
de pares é aceita desde que as peças que permanecerão no veículo
estejam em bom estado. Trocar apenas um dos amortecedores, dependendo
do nível de desgaste das peças, pode causar um desequilíbrio na
suspensão do veículo. Logo, isso deve ser evitado.
Fonte: http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?r=53&id=583
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