TEM COISA
MELHOR QUE O MOTOR PEGAR NA PRIMEIRA TENTATIVA? PARA ISSO TOME MANUTENÇÃO
PREVENTIVA E NADA DE FICAR LIGANDO E DESLIGANDO A MÁQUINA SEM
NECESSIDADE
A jornada diária de um motorista começa com o bom funcionamento do motor de partida, que geralmente não costuma falhar. Essa regra, porém, não é absoluta e, quando menos se espera, uma combinação de fatores pode levar o componente a negar fogo no momento preciso. Para desespero da vítima, isso pode acontecer não só na garagem ou no estacionamento, mas até mesmo em pleno trânsito, dando origem a cenas constrangedoras. Nessa hora, o melhor é ter paciência e levar o carro direto para oficina mais próxima. Passado o sufoco, o remédio é adotar providências para que o drama não se repita. Conforme recomendam os especialistas, o melhor caminho é a manutenção preventiva.
A jornada diária de um motorista começa com o bom funcionamento do motor de partida, que geralmente não costuma falhar. Essa regra, porém, não é absoluta e, quando menos se espera, uma combinação de fatores pode levar o componente a negar fogo no momento preciso. Para desespero da vítima, isso pode acontecer não só na garagem ou no estacionamento, mas até mesmo em pleno trânsito, dando origem a cenas constrangedoras. Nessa hora, o melhor é ter paciência e levar o carro direto para oficina mais próxima. Passado o sufoco, o remédio é adotar providências para que o drama não se repita. Conforme recomendam os especialistas, o melhor caminho é a manutenção preventiva.
Segundo o
chefe de Assistência Técnica da divisão Automotive Aftermarket da Bosch Brasil,
Daniel Lovizaro, uma das principais recomendações está na realização de uma
rigorosa checagem a cada 15 mil quilômetros ou conforme as prescrições do manual
do fabricante. “Durante as revisões é aconselhável que sejam verificados o
estado de conservação dos conectores elétricos do motor de partida, o nível de
desgaste de buchas, escovas e coletor, assim como os cabos de ligação do veículo
e pontos de aterramento elétrico”, explica.
AGUARDAR
ALGUNS SEGUNDOS. Para
Lovizaro, outros cuidados recomendados para aumentar a vida útil do componente
estão relacionados à utilização adequada. “Após girar a chave da ignição para a
posição de partida, deve-se aguardar alguns segundos até que o sistema de
injeção tenha realizado todas as leituras do veículo, que são necessárias para
um ótimo acionamento”, diz. “Nesse procedimento, nunca se deve deixar o motor de
partida ligado por mais de 10 segundos a cada tentativa.” Lovizaro recomenda
ainda que, caso o motor não tenha entrado em funcionamento, é necessário
intercalar pausas de 30 a 60 segundos para que o motor de partida possa esfriar,
além de permitir a recuperação da bateria. “Caso a falha na partida seja
frequente, é necessário procurar uma oficina de confiança a fim de realizar uma
checagem geral no sistema de ignição, pois pode ser sintoma de problema mais
sério.”
Lovizaro
afirma que, em casos mais graves, as tentativas contínuas de partida sem que o
motor entre em funcionamento podem provocar severos danos ao motor de partida,
devido principalmente ao superaquecimento gerado nos componentes internos. Outro
fator importante para o aumento da sua vida útil é evitar contato com a água em
excesso. “Entre outros exemplos, evite transitar por terrenos alagados, pois
isto pode gerar a oxidação dos componentes internos, afetando com isto sua
eficiência e vida útil.”
De acordo com
o técnico, também devem ser tomados cuidados especiais na manutenção, seguindo
passo a passo as instruções dos manuais de reparação do fabricante. “Esse é um
procedimento fundamental para garantir um perfeito reparo. Ao posicionar as
novas escovas, certifique-se de que a cordoalha está livre para acompanhar o
desgaste natural das escovas, evitando assim que a mesma tenha interferências ao
longo do desgaste natural a que são submetidas”, diz. “Ao limpar o coletor,
remova totalmente a sujeira (óleo, graxa, poeira, pó de escova) dos canais, pois
isto irá garantir um contato elétrico adequado entre ambos os
componentes.”
O FAMOSO BÊNDIX - Quanto ao impulsor, também conhecido como bêndix, Lovizaro afirma que se trata de um componente de fechamento blindado e que não pode ser recuperado. “A recomendação é que quando a peça apresentar algum problema deve ser substituída por uma nova.” Ele afirma ter como base a vasta experiência acumulada pela Bosch, que desenvolve e fabrica motores de partida para diversas aplicações (12 e 24 volts), assim como disponibiliza tanto os produtos completos, quanto os componentes para reparos. “Esses desenvolvimentos acontecem em parceria e com aprovação das principais montadoras de veículos do mundo”, declara.
O FAMOSO BÊNDIX - Quanto ao impulsor, também conhecido como bêndix, Lovizaro afirma que se trata de um componente de fechamento blindado e que não pode ser recuperado. “A recomendação é que quando a peça apresentar algum problema deve ser substituída por uma nova.” Ele afirma ter como base a vasta experiência acumulada pela Bosch, que desenvolve e fabrica motores de partida para diversas aplicações (12 e 24 volts), assim como disponibiliza tanto os produtos completos, quanto os componentes para reparos. “Esses desenvolvimentos acontecem em parceria e com aprovação das principais montadoras de veículos do mundo”, declara.
Recomendações
parecidas também são dadas pelo engenheiro Waldemar Christofoletti, da SAE
Brasil. “A vida útil do motor de partida está diretamente ligada à quantidade de
partidas dadas no motor do carro”, afirma. “Para prolongar essa vida útil
devemos evitar as partidas desnecessárias. Por exemplo, quando o usuário que
chega em casa e vai abrir o portão manualmente, não precisa necessariamente
desligar o carro, pois se ele o mantiver funcionando vai aumentar a vida útil do
motor de partida”, explica. “Se um usuário repetir essa rotina todos os dias
úteis durante um ano, vai economizar mais de 250 partidas e assim preservar o
componente.”
Christofoletti
pede também cuidados ao fazer a manutenção, a começar pela escolha de uma
oficina ou profissional de sua inteira confiança, garantindo a eficiência do
reparo. “É necessário estar seguro de que os componentes a serem usados no
reparo são originais, de boa qualidade, e que tenham selo de
garantia.”
Os
profissionais também recomendam manter a bateria sempre em ordem a fim de
garantir a eficiência do componente. Outro procedimento básico é não se esquecer
de voltar a chave à posição inicial ao dar a partida.
FONTE:http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?r=96&id=978
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