sábado, 27 de junho de 2009

Alinhamento e balanceamento são muito mais que volante reto e livre de trepidações

Apesar de ser possível encontrar o serviço com facilidade em diversas oficinas e autor centers, a técnica requer atenção a detalhes para perfeita afinação do veículo.
A necessidade de alinhar a direção e balancear as rodas de um veículo pode ter diversas causas, como, por exemplo, a reclamação de um condutor sobre trepidações e mudanças da trajetória ao trafegar, ao se efetuar reparos ou substituição de componentes da suspenção e direção, após um impacto em um buraco ou colisão com outro veículo, entre outras causas.
Evolução
Os automóveis mais antigos, das décadas de 1970 e 1980, permitiam em sua maioria o ajuste fino de cambagem, cáster e convergência, a exemplo dos modelos Corcel, Belina, Del Rey, Opala, Caravan, entre outros. Com o passar dos anos, os únicos ajustes manuais possíveis (que dispensam auxílio de "ciborgs", repuxadores e macacos hidráulicos) são convergência e divergência (ou convergência negativa).
As caminhonetes médias e caminhões permitem no eixo dianteiro os três ajustes (cambagem, convergência e cáster) por causa da utilização severa em comparação aos automóveis, e que requer constante manutenção para poupar o restante do conjunto(roda, rolamento de roda, pivôs, entre outros).
Pode ocorrer também de um veículo possuir maior quantidade de recursos no eixo traseiro, a exemplo do Ford Fusion, que disponibiliza convergência e cambagem, ao contrário do eixo dianteiro, que disponibiliza apenas convergência.
Pré-inspeção
Antes de colocar o veículo na rampa alinhadora, o reparador deverá utilizar o elevador para a devida inspeção da suspenção, direção, pneus e rodas.
A suspenção e direção deverão receber atenção redobrada quanto a componentes danificados ou empenados(terminais, braço articulado, pivôs, molas, amortecedores e etc.), que poderão comprometer a precisão de ajuste dos valores impostos pelo fabricante do veículo, além dos pneus que devem estar devidamente calibrados.
Caso os pneus estejam em mau estado de conservação, o alinhamento e principalmente o balanceamento estarão prejudicados.
As rodas também deverão ser verificadas quanto a trincas, empenamentos, amassados, ferrugem, falta de parafusos, porcas ou prisioneiros, estado da válvula de enchimento(poderá estar ressecada e prestes a rasgar).
FONTE: JORNAL OFICINA BRASIL (JUN/09)

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