quarta-feira, 22 de junho de 2016

DIA DO FUSCA



Tutorial por Inácio Medeiros

Hoje dia mundial do “beetle” no idioma alemão (carro do povo), para nós brasileiros o imortal FUSCA...
Em uma sexta feira dia 22 de junho de 1934 Ferdinand Porsche dava inicio a produção do seu primeiro veículo, o Volkswagen “FUSCA” que mais tarde se tornaria um dos veículos mais populares ou se não o mais popular veiculo produzido no mundo até hoje. Além de ser o veículo em 1972 o mais vendido no mundo o Fusca foi como já disse o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Lançado oficialmente em 1935, saiu de fabrica com os seguintes itens : motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio seco de quatro marchas, que até então só se fabricavam carros com caixa de câmbio inferiores a 3 marchas . As evoluções foram constantes no fusca como, o sistema de freios a tambor, caixa de direção tipo “rosca sem fim”, evoluções estéticas como quebra vento, lado abertura da porta (no início a porta abria do lado oposto), saída única de escapamento, estribo etc.
Poucos sabem mais o fusca em 1939 tornou-se um veículo militar na segunda guerra mundial sendo produzidas Mais de 70 mil unidades. Com o fim da segunda guerra a Volkswagen quase chegou ao fim. Mais como tudo tem uma redescoberta o inglêsIvan Hirst, resolveu “adotar” o velho Volkswagen, entre os escombros da antiga fábrica, daí a versão original do VW passou a ser reaproveitada devido a devastação da guerra em serviços de primeira necessidade, escassos naquela época, como correio, atendimento médico, etc. no brasil o ano de maior produção e venda foi no ano de 1.974 chegando ao números de 239.393 unidades .Mais foi no ano de 1.986 que (temporariamente) a carreira do Fuscano Brasil chegara ao fim. Embora que no México não parou a produção. Foram mais de 21.5 milhões de exemplares produzidos, até 2003, ano em que o Fusca deixou de ser montado no México.
A data comemorativa foi idealizada por Alexander Gromow (autor do livro “Eu Amo Fusca” e colunista do Portal Maxicar) e apresentada durante o 5º Encontro Internacional de VW Antigos de BadCamberg, na Alemanha, em 1995. Fica a saudade do Fusca e suasprincipais qualidades: resistência, valentia, carisma e versatilidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário