O site do jornal Oficina Brasil está trazendo em primeira mão o
resultado parcial do estudo de mercado IMAGEM DAS MONTADORAS (a matéria
completa você terá acesso na edição de fevereiro da versão impressa).
Este trabalho existe há doze anos e surgiu da percepção de alguns
estudiosos do mercado de venda de veículos novos sobre um fator, até
então desprezado na formação da demanda de carros zero km, representada
pela influência do “mecânico de confiança”.
Abaixo os resultados de 2012
FIAT | 21,0% |
GM | 17,3% |
TOYOTA | 13,0% |
HONDA | 9,4% |
VW | 2,9% |
HYUNDAI | 2,8% |
BMW | 2,2% |
MERCEDES | 0,6% |
MITSUBISHI | 0,3% |
KIA | -0,5% |
NISSAN | -0,9% |
CITROEN | -1,7% |
JAC | -4,7% |
RENAULT | -6,3% |
PEUGEOT | -21,6% |
FORD | -22,6% |
Ainda sobre a importância da opinião do reparador independente, esta
tese ganha mais força ao identificarmos recente pesquisa divulgada no
jornal O Estado de São Paulo, no mês de novembro de 2012, pela
consultoria Roland Berger. A referida matéria trazia a seguinte
manchete: “Donos de carros fogem das concessionárias”. Entre outras
revelações, a pesquisa da prestigiada consultoria internacional indicava
que o índice de deserção dos clientes de serviços nas concessionárias,
após findo o período de garantia, chegava a 90%!
Dentre os motivos que determinam a “debandada” dos donos de carros
das concessionárias, 43% citavam o preço, porém, em 57% das outras
justificativas encontrávamos itens ligados a confiança e qualidade dos
serviços (percepção apontada em pesquisas anteriores permitem afirmar
que os donos de carro identificam esses pontos positivos - confiança e
qualidade - nas oficinas independentes).
FONTE:http://www.oficinabrasil.com.br/cinau/resultado-imagem-das-montadoras-2013/
Nenhum comentário:
Postar um comentário