quarta-feira, 18 de julho de 2012

INSPEÇÃO PERIÓDICA

Inspeção  periódica
 
 O amortecedor em si não requer manutenção, apenas cuidados com os periféricos como batentes, coxins e coifas, que devem ser inspecionados periodicamente e substituídos se necessário. A dica é de Jair Silva, supervisor da assistência técnica da Affinia, que fabrica os amortecedores Nakata.

Na substituição, é importante aplicar o torque correto nas fixações. E mais: quando o amortecedor é guardado na posição horizontal, o óleo (que é mais pesado que o ar) desce e deixa espaço para o ar na parte de cima. Por isso, é necessário equalizar (escorvar) o amortecedor antes da instalação –retirar as bolhas de ar do óleo para que o equipamento possa funcionar corretamente. Isto sempre deve ser feito com o componente na vertical.


Jair Silva lembra, ainda, que nunca se deve usar alicate para travar a haste na hora da fixação. “Ele deixará marcas que danificarão o selo de vedação e provocarão a falha prematura do conjunto”, conclui.

Sempre que houver um choque muito forte na suspensão, é aconselhável procurar um especialista para verificar se não houve danos no sistema, incluindo os amortecedores. Se, após “entrar” em um buraco, por exemplo, o condutor perceber mudança na posição do volante ou no comportamento do veículo, deve parar imediatamente, sob pena de perder o controle do veículo e consequente acidente.
Fonte: http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?r=53&id=583

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