quarta-feira, 18 de julho de 2012

Equilíbrio e estabilidade

AMORTECEDORES EM DIA GARANTEM QUE O VEÍCULO ENTRE E SAIA DAS CURVAS COM TOTAL SEGURANÇA

O amortecedor é parte fundamental da suspensão. Sua função é conter os movimentos de compressão e expansão da mola da suspensão, forçando, assim, o contato do pneu com o solo, o que dá conforto e segurança no ato de dirigir. Manter os amortecedores em bom estado é fundamental para o equilíbrio do carro, principalmente em curvas e em pisos irregulares. Ou seja, rodar com amortecedor desgastado pode significar uma saída de pista fatal numa curva ou ao trafegar sobre asfaltos remendados e lombadas.
A durabilidade do amortecedor é relativa. Em geral, os fabricantes recomendam a troca preventiva aos 40 mil quilômetros, mas a vida útil do equipamento varia em função das condições a que é submetido. Por exemplo, enquanto um veículo que roda sobre estradas de terra esburacadas pode ter seus amortecedores destruídos aos 10 mil quilômetros, outro, que circula somente no asfalto (desde que em boas condições, claro) pode durar bem mais.

 SEM BALANÇO A avaliação do estado dos amortecedores através do balanço do veículo não é suficiente, pois depende do tipo construtivo da suspensão e da interpretação de cada um. Existem equipamentos no mercado (shock tester) que avaliam o amortecedor e dão uma ampla visão de seu estado, mas o condutor deve estar sempre atento a qualquer mudança no comportamento do veículo e procurar um especialista se isso ocorrer.
O amortecedor gasto não compromete apenas o conforto do veículo, mas a sua segurança. Provoca a perda da estabilidade, aumenta o risco de aquaplanagem e o desgaste prematuro dos pneus. Se os quatro amortecedores do carro estiverem com a vida útil esgotada, o motorista pode perder o controle numa curva, ainda que esteja dirigindo em velocidade baixa.
O ideal é substituir sempre os quatro amortecedores. A substituição de pares é aceita desde que as peças que permanecerão no veículo estejam em bom estado. Trocar apenas um dos amortecedores, dependendo do nível de desgaste das peças, pode causar um desequilíbrio na suspensão do veículo. Logo, isso deve ser evitado.
Fonte: http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?r=53&id=583

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