segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cuide da sua pele Pequenas dicas, se adotadas na oficina, podem evitar doenças como dermatoses irritativas


O    contato habitual e permanente das mãos com peças impregnadas com óleos e graxas, durante atividades de manutenção mecânica e limpeza de peças de veículos, causar irritações na pele, podendo ocorrer dermatoses do tipo irritativa.
 Para a dermatologista Noemi Weber Wahrhaftig, as reações alérgicas podem ocorrer de imediato, ou por tempo de uso. Isso quer dizer que o mecânico que está acostumado a ter um contato diário com um determinado produto e não possui reação também está sujeito a problemas no longo prazo. “As dermatites de contato por produto causam eczema, também conhecido como dermatite atópica, que é uma doença crônica da pele. A pele afetada pela dermatite atópica apresenta vermelhidão, ressecamento, descamação e prurido (coceira). No caso de mecânicos, a pele ficará áspera. Existem também as foliculites, uma infecção causada por bactérias, normalmente em áreas que têm pelo e ficam inflamadas, ou podem ser contaminadas e pegar bactérias”, informa a doutora Noemi.

Proteção física de barreira
A médica aconselha, para os reparadores, o uso de proteção física de barreiras, ou seja, luvas e máscaras, além de proteção para os olhos. “Os olhos ficam irritados e é necessário protegê-los com óculos de segurança. Outro risco para a saúde é a inalação destes produtos químicos, que causam quadro em nível pulmonar. É simples a prevenção, basta usar proteção física”, completa a dermatologista. 
É comum nas oficinas, devido à correria do dia a dia para cumprir o prazo de entrega dos carros aos proprietários, que os funcionários das oficinas mecânicas se esqueçam da utilização dos equipamentos de segurança. Mas alguns minutos dispensados para colocação das luvas manterão a saúde da pele das mãos.
 
Dica de saúde
 Fora do horário de serviço, a dermatologista ressalta que uma dica simples e eficiente é a hidratação da pele. Para ela, o ideal é a utilização de hidratantes dermatológicos sem perfume, que são protetores da barreira cutânea criando uma impermeabilização, ou seja, a pele fica mais protegida a ações destes produtos. Claro que a graxa precisa ser removida, mas a hidratação pode ser feita fora do horário de expediente e trará resultados significativos.
 
FONTE:http://www.noticiasdaoficina.com.br/noticia/dicas/2012/01/cuide-da-sua-pele.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário