sábado, 23 de janeiro de 2010

CORREIAS:TROCA PREVENTIVA

ELAS SÃO ITENS DE SEGURANÇA RESPONSÁVEIS PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR E ACIONAMENTO DE VÁRIOS COMPONENETES, MAS NEM SEMPRE SUA EXISTÊNCIA É LEMBRADA.
Imagine a seguinte cena: você dirige tranquilamente seu carro, que está abastecido, lavado, polido com cheiro de novo. De repente, o motor estanca na estrada em plena noite de chuva, como num filme de terror.
Chamado as pressas, o mecânico chega horas depois com jeitão de Sherlock Holmes, e aponta a correia dentada como principal culpada. Só então você se da conta da existência desse componente, que, de uma hora para outra, saiu do anonimato para assumir o papel de vilã. Mas não se desespere por que esse roteiro pode ter um final feliz, desde que você tome algumas medidas preventivas e adquira mas intimidade com o assunto.
Segundo Vilmar Betarello, assessor de treinamento e promoção da divisão aftemarket da bosch para América Latina, existem vários tipos de correias, como as em V, as micro-V e as dentadas, ou sincronizadas, todas carentes de atenção e cuidado. De acordo com Vilmar, as correias são itens de segurança do veículo, sendo responsáveis pelo acionamento da bomba d'agua, direção hidráulica, ar-condicionado ou mesmo o funcionamento do motor, como é o caso da correia dentada. "Quando ela arrebenta, não há saída, a não ser chamar o guincho", alerta.
SINCRONISMO: Responsável pelo sincronismo entre o virabrequim e o eixo de comando de válvulas, a correia dentada requer uma atenção especial na hora da manutenção, pois seu rompimento pode significar a perda do motor-um custo que pode ser evitado, caso atroca ocorra no momento certo.
Como qualquer outro componente mecânico, as correias têm vida útil limitada e precisam ser trocadas periodicamente, conforme indicação feita no manual do fabricante, geralmente aos 40 mil quilômetros."É importante seguir essa determinação ao pé da letra. No meu caso pessoal, faço a troca antes mesmo de chegar ao limite estabelecido, pois prefiro não correr riscos", diz Vilmar, que faz ainda outras recomendações.
"No caso das correias em V, fica mais fácil observar se a sinais de rachaduras, principalmente se o veículo trafega em estrada de terra, com maior incidência de poeira. Quando a correia 'CHIA', é sinal que está com probelmas e precisa de ajustes."
fonte:Revista Pellegrino, edição nº 102 ano 16 de dezembro de 2009/AUGUSTO VARELA.

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