sábado, 27 de junho de 2009

Livro ensina os segredos do diagnóstico automotivo

Assim como na medicina, um dos elementos mais importantes da repeação automotiva é o diagnóstico do problema. Somente com um diagnóstico é possível encontrar a solução mais adequada.
Se você é um leitor que pensa dessa forma, tem como leitura obrigatória o livro Diagnóstico Automotivo Avançado, escrito e publicado pelo engenheiro Humberto José Manavella, autor de duas outras publicações também independentes: Controle Integrado do Motor, de 2004, e Eletroeletrônica Automotiva, de 2006.
"O livro Diagnóstico Automotivo Avançado tem por objetivo dar continuidade ao trabalho iniciado em 2004 com a publicação de Controle Integrado do Motor, complementada em 2006 com Eletrônica Automotiva", afirma Manavella.
Segundo o autor, a abordagem do novo livro é conceitual com o propósito de enfatizar o raciocínio, deixando de lado as "receitas prontas". "Isto se justifica em função da abrangência limitada pela rápida evolução tecnológica, que as torna obsoletas em curto espaço de tempo", afirma.
Os conceitos abordados podem ser aplicados, praticamente a qualquer sistema de eletrônica embarcada. "Por motivo de espaço, o foco recai sobre aqueles de controle integrado do motor de ciclo Otto: injeção, ignição e controle das emissões."
Resumo
Nas 200 páginas do livro, o reparador encontra uma coletânea de temas com ênfase nas características básicas do "scaner" automotivo, juntamente com a apresentação da Função de Diagnóstico, presente em todos os sistemas de eletrônica embarcada e que pode ser acessada utilizando o referido equipamento.
Outros assuntos destacados são o diagnóstico baseado na análise dos parâmetros de ajuste de combustível e de ajuste da marcha lenta e a utilização do osciloscópio automotivo(DSO) e do multímetro gráfico no diagnóstico de sistemas de eletrônicas embarcada.
Também não podia faltar um capítulo sobre diagnóstico de falhas de combustão, que afetam a dirigibilidade e as emissões, através da avaliação do sistema mecânico, de alimentação e de ignição, e os métodos de diagnóstico aplicados ao sistema de ignição com interpretação das diversas ondas de tensão secundária e tensão e correntes primárias, obtidas com osciloscópio digital de armazenamento (DSO) e multímetro gráfico, associados, quando pertinente, a transdutore de corrente.
O Autor apresenta ainda conceitos de pressão e vácuo e sua aplicação na interpretação dos resultados dos testes de compressão relativa, estática e dinâmica, aplicadosa motores de ciclo Otto e Diesel, seja utilizando o medidor de compressão bem como o osciloscópio e multímetro gráfico, associados estes a transdutores de pressão.
O diagnóstico de falhas de combustão baseado na análise do vácuo de coletor, utilizando vacuômetro juntamente com o osciloscópio ou multímetro gráfico, em associação ao transdutor de vácuo, é outro assunto abordado no livro, que traz ainda uma apresentação da especificação OBDII, abrangendo todas as caracter´siticas do padrão e a sua aplicação no diagnóstico do motor.
Fazem parte do livro a análise detalhada dos modos de teste e funcionamento dos monitores de diagnósticos atualmente implementados, assim como a análise de funcionamento e aplicação dos sensores de concentração de oxigênio: sonda lambda, sensor de oxigênio de banda larga e sensor de realção ar/combustível.
Informções sobre o livro, assim como demais obras do autor, estão disponiveis no site www.hmautotron.eng.br/hm.html.
FONTE: JORNAL OFICINA BRASIL (JUN/09)

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