quarta-feira, 18 de julho de 2012

INSPEÇÃO PERIÓDICA

Inspeção  periódica
 
 O amortecedor em si não requer manutenção, apenas cuidados com os periféricos como batentes, coxins e coifas, que devem ser inspecionados periodicamente e substituídos se necessário. A dica é de Jair Silva, supervisor da assistência técnica da Affinia, que fabrica os amortecedores Nakata.

Na substituição, é importante aplicar o torque correto nas fixações. E mais: quando o amortecedor é guardado na posição horizontal, o óleo (que é mais pesado que o ar) desce e deixa espaço para o ar na parte de cima. Por isso, é necessário equalizar (escorvar) o amortecedor antes da instalação –retirar as bolhas de ar do óleo para que o equipamento possa funcionar corretamente. Isto sempre deve ser feito com o componente na vertical.


Jair Silva lembra, ainda, que nunca se deve usar alicate para travar a haste na hora da fixação. “Ele deixará marcas que danificarão o selo de vedação e provocarão a falha prematura do conjunto”, conclui.

Sempre que houver um choque muito forte na suspensão, é aconselhável procurar um especialista para verificar se não houve danos no sistema, incluindo os amortecedores. Se, após “entrar” em um buraco, por exemplo, o condutor perceber mudança na posição do volante ou no comportamento do veículo, deve parar imediatamente, sob pena de perder o controle do veículo e consequente acidente.
Fonte: http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?r=53&id=583

Equilíbrio e estabilidade

AMORTECEDORES EM DIA GARANTEM QUE O VEÍCULO ENTRE E SAIA DAS CURVAS COM TOTAL SEGURANÇA

O amortecedor é parte fundamental da suspensão. Sua função é conter os movimentos de compressão e expansão da mola da suspensão, forçando, assim, o contato do pneu com o solo, o que dá conforto e segurança no ato de dirigir. Manter os amortecedores em bom estado é fundamental para o equilíbrio do carro, principalmente em curvas e em pisos irregulares. Ou seja, rodar com amortecedor desgastado pode significar uma saída de pista fatal numa curva ou ao trafegar sobre asfaltos remendados e lombadas.
A durabilidade do amortecedor é relativa. Em geral, os fabricantes recomendam a troca preventiva aos 40 mil quilômetros, mas a vida útil do equipamento varia em função das condições a que é submetido. Por exemplo, enquanto um veículo que roda sobre estradas de terra esburacadas pode ter seus amortecedores destruídos aos 10 mil quilômetros, outro, que circula somente no asfalto (desde que em boas condições, claro) pode durar bem mais.

 SEM BALANÇO A avaliação do estado dos amortecedores através do balanço do veículo não é suficiente, pois depende do tipo construtivo da suspensão e da interpretação de cada um. Existem equipamentos no mercado (shock tester) que avaliam o amortecedor e dão uma ampla visão de seu estado, mas o condutor deve estar sempre atento a qualquer mudança no comportamento do veículo e procurar um especialista se isso ocorrer.
O amortecedor gasto não compromete apenas o conforto do veículo, mas a sua segurança. Provoca a perda da estabilidade, aumenta o risco de aquaplanagem e o desgaste prematuro dos pneus. Se os quatro amortecedores do carro estiverem com a vida útil esgotada, o motorista pode perder o controle numa curva, ainda que esteja dirigindo em velocidade baixa.
O ideal é substituir sempre os quatro amortecedores. A substituição de pares é aceita desde que as peças que permanecerão no veículo estejam em bom estado. Trocar apenas um dos amortecedores, dependendo do nível de desgaste das peças, pode causar um desequilíbrio na suspensão do veículo. Logo, isso deve ser evitado.
Fonte: http://www.pellegrino.com.br/revista/materias.asp?r=53&id=583

segunda-feira, 16 de julho de 2012

A Bateria ideal para caminhões, ônibus e tratores.

     A LOG Diesel é a bateria ideal para equipar caminhões, ônibus e tratores movidos a óleo diesel porque atende às especificações mais exigentes destas categorias. Ela oferece maior resistência às vibrações intensas das longas jornadas de trabalho - típicas das operações de transporte profissional de carga e de passageiros. Esforços semelhantes também são exigidos das baterias nas operações agrícolas e de construção civil.

     A tecnologia de elementos blindados é o grande diferencial das baterias LOG Diesel. Durante sua montagem, os elementos são compactados através de uma alta taxa de compressão, de maneira a aprisionálos nas cavidades da caixa. Desta forma, o conjunto não permite a desagregação do material ativo, mesmo quando a bateria é exposta a intensas vibrações mecânicas. Testada e aprovada pelas maiores montadoras de caminhões da América do Sul, atendidas pela Moura, a bateria LOG Diesel é totalmente livre de manutenção, o que elimina a necessidade de reposição de agua e também o risco de penetração de impurezas no seu eletrólito.

     Os componentes dos elementos blindados são os seguintes: Fibras flexíveis, Fibras Laminadas e Suportes de Compressão.
fonte:CATÁLOGO DE BATERIAS MOURA

sexta-feira, 13 de julho de 2012

JINYU TIRES PNEUS COM GARANTIA...

A "GARANTIA JINYU TIRES" aplica-se aos pneus novos de passeio e caminhonete  JINYU TIRES, fabricados ou importados pela JINYU e comercializados diretamente ao consumidor por uma das revendas autorizadas. Para ter validade o certificado de garantia deve ser preenchido com data da compra, o número da nota fiscal e o carimbo do revendedor.

Esta garantia é aplicada aos pneus que tenham a marca JINYU e o número de série de identificação completo gravados no flanco.

Esta garantia é valida por um período de 60 meses a contar da data de fabricação do pneu, que consta no DOT e no certificado, acompanhado da nota fiscal, número da O.S., carimbo do revendedor e demais dados e informações sobre o veículo.

Estão excluídas da presente garantia as avarias de origem acidental ou aquelas causadas pela utilização indevida do produto ou do veículo (vide casos e avarias não cobertos pela presente garantia).