sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DICA SERIDÓ AUTOPEÇAS: "HÁBITOS DISPENDIOSOS"

Como a maneira de dirigir o carro pode aumentar o consumo de gasolina e álcool?
"ESTICAR" A MARCHA ANTES DA TROCA
Por que aumenta o consumo: promove um aumento do número de rotações por minuto do motor. Quanto mais rotações, maior o gasto de combustível.
ACELERAR BRUSCAMENTE
Por que aumenta o consumo: em vias de tráfego intenso ou repletas de semáforos, o motorista apressado acelera bruscamente para tentar ganhar tempo. Cada pisada no acelerado acarreta injeção de combustível no motor e maior gasto.
VARIAR A VELOCIDADE
Por que aumenta o consumo: toda aceleração emprega mais combustível. Quando o trânsito flui bem, o ídeal é manter distância do veículo a frente para permanecer numa velocidade estável.
CARREGAR PESO DESNECESSÁRIO
Por que aumenta o consumo: "Qualquer carga extra no interior do veículo eleva o consumo de combustível pela maior potência requerida do motor", diz Antônio Alexandre Correia, engenheiro da Petrobras Distribuidora.
FONTE: Resvista VEJA, edição 2153 - ano 43 - nº 8 - 24 de fevereiro de 2010.

DÁ PARA REDUZIR O GASTO

O ar-condicionado do carro acarreta um aumento médio de 10% no consumo de combustível. Mas existem formas de usá-lo sem gastar mais do que o necessário.
. Ligar o ar-condicionado na estrada é mais econômico do que circular com as janelas abertas. "Em velocidades superiores a 80 quilômetros por hora, a resistência do ar propocionada pelos vidros abertos exige mais potência do motor, ocasionando um gasto extra 50% maior do aquele resultante do uso do ar-condicionado", diz o engenheiro mecânico Carlos Henrrique Ferreira.
. Manter o equipamento ligado na potência máxima gasta, em média, 20% mais do que deixá-lo ligado na capacidade intermediária.
. O liga-desliga do ar-condicionado manual não garante economia de combustível. Pelo contrário: uma vez que o ar interno esquenta, o aparelho tem de trabalhar mais para resfriá-lo novamente.
. A troca anual do filtro não só evita odores ruins e melhora a qualidade do ar como também pode reduzir o consumo de combustível. É preciso ficar também atento a vazamentos na mangueira de gás. Nesse caso, o sitema não funciona com 100% de sua capacidade, o que exige mais tempo para resfriar o ambiente.
FONTE: Revista VEJA - edição 2153 - ano 43 - nº8 - 24 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ADITIVOS PARA CARROS PARTE 3 (ARREFECIMENTO)

ADITIVO PARA RADIADORES
Para que serve: para evitar que a água do radiador, que é responsável para retirar o calor do motor, congele em temperaturas muito baixas ou ferva nas altas. Esse tipo de aditivo tem ainda propriedades anticorrosivas, impede que a água enferruje as partes de metal do radiador.
Quando deve ser usado:
1) Se você tem um carro novinho - No caso de aditivos mais caros e modernos, que hoje equipam praticamente todos os veículos zero-quilômetro do mercado, a troca pode ser realizada a cada dois anos.
2) Se você não fez as revisões - Normalmente uma vez por ano (mas é preciso está atento as indicações do fabricante do aditivo e do veículo).
3) Se seu carro é usado e os hábitos do proprietário anterior são desconhecidos - Para evitar dor de cabeça, convém usar aditivo logo após a compra. Depois disso, recomenda-se usar uma vez por ano ou a cada 10 000 quilômetros.
Cometário dos especialistas: No caso de véículos mais rodados ou antigos, convém substituir todo o líquido de refrigeração a cada ano. Isso só deve ser feito por um mecânico profissional. É necessário esvaziar todo o sitema para depois enchê-lo novamente. Quando é preciso apenas completar o líquido do radiador, deve se fazê-lo com aditivo, respeitando a proporção de mistura com água indicada na embalagem. Se for necessário completar o nível do radiador constantemente, deve-se procurar um mecânico. É indício de vazamento ou de mau funcionamento do sistema.
FONTE: Revista VEJA - edição 2153 - ano 43 - nº 8 - 24 de fevereiro de 2010

ADITIVOS PARA CARROS PARTE 2 (ÓLEO LUBRIFICANTE)

ADITIVO PARA ÓLEO LUBRIFICANTE
Para que serve: combate o acúmulo de sujeira de óleo (popularmente conhecido como borra) nas partes internas do motor. também auxilia a lubrificação, reduzindo o atrito e aumentando a vida útil do motor.
Quando deve ser usado:
1) Se você tem um carro novinho - É desnecessário.
2) Se você não fez as revisões - A cada troca de óleo, respeitando-se sempre o intervalo estabelecido pelo fabricante do veículo e do óleo, que normalmente varia entre 5 000 e 10 000 quilômetros rodados.
3) Se seu carro é usado e os hábitos do proprietário anterior são desconhecidos - A cada troca de óleo, respeitande-se sempre o intervalo estabelecido pelo fabricante do veículo e do óleo, que normalmente varia entre 5 000 e 10 000 quilômetros rodados.
Comentário dos especialistas: uma overdose de aditivos no óleo do motor é prejudicial pois altera as especificações do fabricante. Fuja de ofertas de frentistas para completar o nível do óleo apenas com aditivo: o principal lubrificante do motor é o óleo, e não o aditivo. Também não serve para motores nos quais a borra já tenha se acumulado em demasia. Para esses casos a saída mesmo é a oficina.
FONTE: Revista VEJA, edição 2153 - ano 43 - nº 8 - 24 de fevereiro de 2010.

ADITIVOS PARA CARROS PARTE 1 (COMBUSTÍVEL)

ADITIVO PARA COMBUSTÍVEL(gasolina, álcool, flex ou diesel)
Para que serve: evita que depósitos de sujeira resultante do uso do combustível se acumulem no motor, o que causa perda de potência, falhas e, em casos extremos, o seu entupimento. Além disso um motor que funciona bem polui menos.
Quando deve ser usado:
1) Se você tem um carro novinho - É desnecessário. O motor dos carros nacionais e importados já vem preparado para o uso da gasolina comum e do álcool.
2) Se você não fez revisões - Deve usar aditivos de limpeza profunda, destinados, justamente, a carros que não passam por manutenção periódica. O uso é recomendado a cada 5 000 quilômetros (mas a quilometragem pode variar conforme o fabricante do produto).
3) Se seu carro é usado e os hábitos do proprietário anterior são desconhecidos - Devem ser usados aitivos destinados a limpeza profunda a cada 5 000 quilômetros.
Comentários dos especialistas: O aditivo sempre é uma boa forma de evitar problemas, mas não os soluciona. Um carro que já possui muitos depósitos de sujeira no motor, com fraco desempenho, alto consumo e falhas, deve ir para o mecânico: o aditivo sozinho não corrige essas falhas. E também não promove nenhuma economia de combustível nem melhoria de desempenho: quem oferece aditivo prometendo que o carro ficará mais econômico ou terá mais aceleração age de má-fé.
FONTE:Revista VEJA, edição 2153 - ano 43 - nº 8(24 de fevereiro de 2010).

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

NOVA SAVEIRO: VEJA COMO FICOU AS MUDANÇAS

A VOKSVAGEM SAVEIRO MUDOU RADICALMENTE PARA TENTAR VOLTAR A SER LÍDER DE VENDAS DA CATEGORIA, POSTO PERDIDO PARA FIAT STRADA. CONFIRA AGORA AS PRINCIPAIS MELHORIAS E MUDANÇAS INCORPORADAS NA VERSÃO 2010 CABINE SIMPLES DE 1.6 LITRO 8 VÁLVULAS COM PACOTE DE ACABAMENTO TREND.

TESTE DINÂMICO
COM O VEÍCULO DEVIDAMENTE ABASTECIDO E EXATOS 250KG DE PESO SÓLIDO NA CAÇAMBA, FOI FEITO UM PERCUSO DE 540 KM DE DISTÂNCIA ENVOLVENDO ACLIVES E DECLIVES, ALÉM DE TERCHOS DE SERRAS E LONGAS RETAS, ONDE FOI POSSÍVEL SENTIR QUE A RELAÇÃO DE MARCHA PODERIA SER MAIS CURTAS, POIS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES(INCLUINDO ULTRAPASSAGENS), O MOTOR 1.6 'FICOU PEQUENO' . O CONSUMO MÉDIO APRESENTADO FOI SUPERIOR A 10 KM/L, MESMO SENDO RAZOAVELMENTE EXIGIDO, SEM INDÍCIOS DE SUPERAQUECIMENTO OU PERDA DE POTÊNCIA.
A SUSPENÇÃO FOI O PONTO FORTE DO MODELO, POIS MESMO CARREGADA NÃO HOUVE PERDA DE ADERÊNCIA OU FALTA DE CONFORTO, OS FREIOS MOSTRARAM-SE BEM DIMENSIONADOS E O ABS(OPCIONAL) FEZ DIFERENÇA EM DOIS MOMENTOS DO PERCURSO.
MOTOR
LOGO AO ABRIR O CAPÔ PERCEBEMOS QUE A POSIÇÃO DE MONTAGEM MUDOU DA LONGITUDINAL (DE COMPRIDO), PARA TRANSVERSSAL ( DE LADO), PARA FAVORECER O ESPAÇO INTERNO DO HABITÁCULO, QUE CRESCEU EM RELAÇÃO A VERSÃO ANTIGA. O ÓLEO LUBRIFICANTE RECOMENDADO PELA VOLKSWAGEM DEVERÁ SER DE BASE SINTÉTICA, DE VISCOSIDADE 5W40, NUM TOTAL DE 3,5 LITROS INCLUINDO O FILTRO DE ÓLEO. A ÚNICA OPÇÃO DE MOTORIZAÇÃO É A DE 1.6 LITRO 8 VÁLVULAS TOTAL FLEX DE 101 CV(G) E 104 CV(A) A 5.250 RPM, COM 15,4 KGFM(G) E 15,6 KGFM(A) DE TORQUE @ 2.500 RPM. A CORREIA POLI-V CONTINUA A VIRAR A BOMBA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA QUE É IDÊNTICA A DA VERSÃO ANTERIOR.
O MÓDULO DE INJEÇÃO E IGNIÇÃO ESTÁ LOCALIZADO LOGO ATRÁS DA CAIXA PLÁSTICA QUE ABRIGA O FILTRO DE AR DO MOTOR, E O ACELERADOR É DO TIPO ELETRÔNICO COM BORBOLETA MOTORIZADA, LIVRE DE CABOS DE AÇO.
O ACIONAMENTO DA EMBREAGEM É POR CILINDRO HIDRÁULICO E DOS GARFOS SELETORES DAS MARCHAS POR CABOS DE AÇO.
FREIOS, SUSPENÇÃO E UNDERCAR
A NOVA SAVEIRO VEM DE FÁBRICA COM OS DISCOS DE FREIOS VENTILADOS NA DIANTEIRA, COM OLHAIS INDICADORES DE DESGASTE NAS SUPERFÍCIE DE CONTATO E A TAMBOR NAS RODAS TRASEIRAS. OPCIONALMENTE O SISTEMA ANTIBLOQUEIO ABS PODERÁ INTEGRA O CONJUNTO. A VERSÃO AVALIADA POSSUI O EQUIPAMENTO, COM ELETRO-BOMBA LOCALIZADA ATRÁS DO COLETOR DE ADMISSÃO. NA DIANTEIRA O ENCODER MAGNÉTICO PARA LEITURA DO SISTEMA ESTÁ CRAVADO NO ROLAMENTO DE RODA E NA TRASEIRA UMA RODA FÔNICA METÁLICA PRESA INTERNAMENTE AO CUBO É A RESPONSÁVEL PELA GERAÇÃO DOS PULSOS PARA POSTERIOR LEITURA DO SENSOR. O CONJUNTO DE SUSPENÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA É SEMELHANTE A VERSÃO ANTERIOR, OS PNEUS PIRELLI CINTURAO P3000 DE MEDIDAS 205/60 R15 90T CASAM PERFEITAMENTE COM O PROJETO DO VEÍCULO, COM BOA ADERÊNCIA MESMO SOB CHUVA E BAIXA EMISSÃO DE RUÍDO QUANDO EM ALTAS VELOCIDADES. O FILTRO DE COMBUSTÍVEL É PRODUZIDO EM MATERIAL PLÁSTICO E ESTÁ LOCALIZADO EXTERNAMENTE DO TANQUE, LOGO ABAIXO DA LONGARINA.
FONTE: JORNAL OFICINA BRASIL, JANEIRO DE 2010.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CHÃO ENERGÉTICO: Cobrir o asfalto com placas solares e nunca mais recarregar o carro elétrico? Tem gente investino nisso...

O PISO DAS VIAS PODE GANHAR NOVA FUNÇÃO. PESQUISADORES DE IDAHO, NOS ESTADOS UNIDOS, APRESENTARAM UM PROJETO PARA SUBSTITUIR O ASFALTA POR PLACAS SOLARES ESPECIAIS. DE ACORDO COM A EMPRESA SOLAR ROADWAYS, SE O PISO DOS 48 ESTADOS AMERICANOS FOR SUBSTIUIDO PELAS PLACAS, A DEMANDA DE ENERGIA DO PAÍS SERÁ SUPRIMIDA COM SOBRA. SERÁ O FIM DAS USINAS NUCLEARES, TERMOELÉTRICAS...
O DEPARTAMENTO DE TRANSPORTE DOS ESTADOS UNIDOS JÁ ASSINOU UM CONTRATO DE 100 000 DÓLARES PARA CRIAÇÃO DOS PROTÓTICOS DAS "ESTRADAS SOLARES" - UM PAINEL DE 3,5 POR 3,5 METROS, PARA DEMONSTRAÇÃO DA TECNOLOGIA. DE ACORDO COM A EMPRESA, "APENAS" 5 BILHÕES DESSES PAINÉS SÃO SUFICIENTES PARA COBRIR TODO O ASFALTO DOS ESTADOS UNIDOS.
OS PAINÉIS POSSUEM TRÊS CAMADAS. A PRIMEIRA TEM PLACAS ELETRÔNICAS E AS LINHAS DE ENERGIA. NA SEGUNDA FICAM AS CÉLUAS SOLARES, PARA ARMAZENAR ENERGIA E LEDS. ESSES LEDS TEM A FUNÇÃO DE CRIAR FAIXAS DE SEPARAÇÃO DE VIAS, POR MEIO DE LUZES, E GERAR ALERTAS INSTANTÂNEOS: A DEMARCAÇÃO DE SOLO MUDA CONFORME AS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO. A TERCEIRA CAMADA, FEITA DE UM MATERIAL ULTRARESISTENTE(NÃO REVELADO), É TANSLÚCIDA E, SEGUNDO A EMPRESA, TEM A CAPACIDADE DE TRAÇÃO DO ASFALTO ATUAL. AS PLACAS PODEM GERAR CALOR PARA DERRETER O GELO QUE SE FORMA NAS VIAS DURANTE O INVERNO.
A OUTRA PARTE DO PLANO É MAIS AMBICIOSA. POR MEIO DESSAS PLACAS SERÁ POSSÍVEL RECARREGAR CARROS ELÉTRICOS QUE PASSAM POR ELA OU ALI ESTEJAM ESTACIONADOS. ESTA TECNOLOGIA JÁ EXISTE E ESTÁ EM TESTE PELO INGENIEURGESELLSCHAFT AUTO UND VERKEHR(ENGENHARIA PARA AUTOMÓVEIS E TRANSPORTES) DA ALEMANHA - QUE TEM ESCRITÓRIO NO BRASIL - E PELO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVANÇADA DA COREIA.
NO PRIMEIRO A ENERGIA É CONDUZIDA POR MEIO DE CAMPOS MAGNÉTICOS NO PISO, SEM A NESCESSIDADE DE CONTATO FÍSICO DO CARRO COM O SOLO. MAS A DISTÂNCIA DO VEÍCULO COM O CHÃO TERIA DE SER CONTROLADA, POR UM SITEMA DE SUSPENÇÃO ATIVA. A TECNOLOGIA DO INSTITUTO COREANO, BEM SEMELHANTE, É BATIZADA DE ONLINE ELECTRIC VERICLE E JÁ É APLICADA EM FÁBRICAS. LÁ, PARA UMA TRANSFERÊNCIA DE 80% DA ENERGIA ENVIADA, OS CAPTADORES DEVEM FICAR QA 1CM DO SOLO. EM UMA DISTÂNCIA DE 12CM, A EFICIÊNCIA NA TRANSFERÊNCIA CAI PARA 60%.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O COMEÇO DE UMA NOVA ERA: CHEVROLET VOLT

O VOLT É O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO PRODUZIDO EM SÉRIE A SE TRANSFORMAR EM REALIDADE. FOI APRESENTADO EM JANEIRO PASSADO NO SALÃO DE AUTOMÓVEIS DE DETROIT E COMEÇA A SER VENDIDO EM NOVEMBRO NOS ESTADOS UNIDOS. A GM DEDICOU UMA ATENÇÃO ESPECIAL A AERODINÂMICA DO VOLT. UMA SILHUETA BEM TRABALHADA AJUDA A REDUZIR O CONSUMO, POR DIMINUIR A RESISTÊNCIA AERODINÂMICA, E TAMBÉM O NÍVEL DE RUIDO.
O VOLT É O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO DESTINADO A CONSUMIDORES COMUNS, PARA SER USADO NO DIA A DIA, ELE VAI DE 0 A 100KM EM 9S, SEGUNDO A GM, UM MOTORISTA QUE RODE 64KM POR DIA, E QUE FAÇA A RECARGA DURANTE A NOITE, DEIXARÁ DE QUEIMAR 1900 LITROS DE COMBUSTÍVEL E EVITARÁ A EMISSÃO DE 4,4 TONELADAS DE CO2, AO FIM DE UM ANO. CONSIDERE-SE PARA ESTA COMPARAÇÃO UM MOTOR A COMBUSTÃO QUE FAÇA A MÉDIA DE 12,8 KM/L DE GASOLINA E QUE ATENDA AS NORMAS DE EMISSÕES NORTE-AMERICANAS ATUAIS. OUTRA VANTAGEM ESTÁ NOS CUSTOS, UMA VEZ QUE RODAR NA ELETRICIDADE SAI MAIS BARATO QUE UTILIZAR O COMBUSTIVEL. NA CIDADE DE SÃO PAULO POR EXEMPLO, 1 KWH CUSTA 30 CENTAVOS, ENQUANTO 1 LITRO DE ALCOOL SAI POR 1,95 REAL, EM MÉDIA. POR TANTO PARA RODAR 64 KM SERIAM NECESSÁRIOS 2,40 REAIS DIÁRIOS A BORDO DO VOLT, CONTRA 15,60 REAIS A BORDO DE UM VEÍCULO QUE CONSEGUISSE A MÉDIA DE CONSUMO DE 8 KM/L.
A FÁBRICA USOU 64KM COMO REFERÊNCIA EM SUAS CONTAS PORQUE ESSA É JUSTAMENTE A AUTONOMIA DO VOLT, SEGUINDO UM CICLO ESPECÍFICO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS DEFINIDO PELA AGÊNCIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL AMERICANA(EPA). UMA PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DOS ESTADOS UNIDOS MOSTRA QUE 76% DOS MOTORISTAS NORTE-AMERICANOS RODAM ATÉ 64KM(40 MILHAS) DIARIAMENTE, EM SEUS DESLOCAMENTOS DE ROTINA: PARA IR AO TRABALHO, A ESCOLA E COMPRAS. PARA VIAGENS ACIMA DESSE PATAMAR, O VOLT CONTA COM UM MOTOR A COMBUSTÃO, QUE ENTRA EM AÇÃO PARA ALIMENTAR AS BATERIAS DURANTE O TRAJETO, CASO O MOTORISTA NÃO QUEIRA OU NÃO POSSA LIGAR O CARRO NA TOMADA. ESSE MOTOR A COMBUSTÃO - 1.4 TURBO DE 141CV - SÓ PODE FUNCIONAR COMO GERADOR, AO CONTRÁRIO DOS MODELOS HÍBRIDOS, NOS QUAIS ELES TAMBÉM TRACIONA O VEÍCULO. O TEMPO DE RECARGA É DE CERCA DE 3 HORAS, EM UMA TOMADA DE 220 VOLTS, OU DE 8 HORAS, EM UMA TOMADA DE 110 VOLTS.
O VOLT TEM UM CONJUNTO DE BATERÍAS DE ÍONS DE LÍTIO, FORMADO POR 200 CÉLULAS, COM CAPACIDADE DE 16KWH, MAS SEU SITEMA DE CONTROLE ELETRÔNICO PERMITE QUE SE UTILIZE APENAS METADE DESSA ENERGIA(8 KWH) ENTRE CADA CICLO DE CARGA E RECARGA, AS BATERIAS SÃO PROJETADAS PARA ATENDER UMA NORMA TÉCNICA DO GOVERNO AMERICANO E DEVEM DURAR 10 ANOS OU 240 000 KM. É UM CARRO CONFORTÁVEL. POR DENTRO, O ESPAÇOÉ COMPARÁVEL A UM SEDÃ MÉDIO-COMPACTO, EM RELAÇÃO AOS MODELOS DA LINHA CHEVROLET NACIONAL, ELE É MAIOR DO QUE O ASTRA E MENOR QUE O VECTRA, A BORDO CABEM QUATRO PESSOAS, PORQUE EXISTE UM CONSOLE ENTRE OS BANCOS, SOB O QUAL FICAM AS BATERIAS. O VOLT CUSTA NOS ESTADOS UNIDOS US$ 40 000, SE FOSSE VENDIDO NO BRASIL, COM IMPOSTO E FRETE, ELE CUSTARIA CERCA DE 140 000 REAIS.
FONTE: REVISTA QUATRORODAS EDIÇÃO 601 DE FEVEREIRO DE 2010

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DICA SERIDÓ AUTO PEÇAS PARA ESSE CARNAVAL

NESSE CARNAVAL QUEM ESTÁ PENSNANDO EM PEGAR A ESTRADA DEVE SE LEMBRAR DAQUELAS "VELHAS", PORÉM PRUDENTES ORIENTAÇÕES PARA COM SEU VEÍCULO:
VERIFIQUE:
. O OLÉO DO MOTOR (NIVEL E DESGASTE)
. O SISTEMA DE ARREFECIMENTO(AGUA DO RADIADOR, MANGUEIRAS E ETC.)
. SUSPENÇÃO E DIREÇÃO (AMORTECEDORES, PIVÔS, TERMINAIS E ETC.)
. EXTINTOR DE INCÊNDIO
. PNEUS (QUANTO A CALIBRAGEM, ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO)
. SISTEMA ELÉTRICO (FARÓIS, LÂMPADAS E SINALIZAÇÃO EM GERAL)
. CORREIAS E TENSORES (QUANTO A DESGASTE E TEMPO DE USO)
EVITE TRANSTORNOS E QUE TODOS TENHAM UM CARNAVAL DE PAZ E ALEGRIA.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

RELAÇÃO DOS CLIENTES ANIVERSARIANTES DO MÊS DE FEVEREIRO

ADRIANO JOSÉ DA SILVA - ADRIANO DE BASILIO - 26/02
ANTÔNIO MARCOS MEDEIROS DA SILVA - GALEGO DO BELA VISTA - 09/02
CICERO MARTINS DA COSTA - NANAM DE BIRRIM(CAATINGA) - 13/02
CLAUDENILSON AZEVEDO DO NASCIMENTO - CLAUDIO DO MERC. DE RAMOS - 06/02
EDSON ARTÉFIO DE MEDEIROS - PRETO - 20/02
EMANUEL AZEVEDO DA COSTA - BELELÉU - 07/02
ESMERALDINA AZEVEDO DE MEDEIROS - NINA DE BASTIM - 20/02
FRANCIÉLIO FRANKIE DA SILVA - FRANCIÉLIO DE OURO BRANCO - 01/02
FRANCISCO PAULO DE AZEVEDO - PAULO MELO - 01/02
GERALDO ARAÚJO DO NASCIMENTO - GERALDO GARCIA - 16/02
GILBERTO SILVA DE AZEVEDO - GALÊGO DE BEÊ - 16/02
GILVAN MEDEIROS - GILVAN DO LEITE - 03/02
HELDER SANTOS DA SILVA - HELDER TAXISTA - 07/02
INÁCIO JERÔNIMO SOBRINHO - O BALA - 10/02
JAIRO JOSÉ DE MORAIS - JAIRO CAÇAMBEIRO - 07/02
JOAQUIM MANOEL DE MEDEIROS - KINKA DE DORGIVAL - 20/02
JOSINALDO LIRA DE ARAÚJO - BAGAÇO - 28/02
JOSÉ LUCAS DE MEDEIROS - ZÉ MARTIN - 05/02
MANOEL MATIAS DA SILVA - MANOEL DE SALU - 25/02
MARIA DA LUZ DE OLIVEIRA - DA LUZ DE GERAL SOLDADO - 02/02
NAPOLEÃO ARAÚJO DE MEDEIROS - SÃO JOSÉ DO SERIDÓ - 05/02
OSMAR FRANCISCO DA CUNHA - NENEM SITO BANANEIRA - 17/02
TAIRONE AMARO DE MORAIS SILVA - 09/02
VANILSON JOSÉ DE AZEVEDO - NISSIM DA BOLACHA- 11/02
VERINALDO SANTOS DE AZEVEDO - PUDER DO SOM - 20/02
ZILTON GOMES DE ASSIS - ZILTON DE ZOROASTRO - 02/02

QUE DEUS NA SUA INFINITA SABEDORIA ABENÇOE A TODOS COM MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA. FELIZ ANIVERSÁRIO!

SEMANA PREMIADA NA SERIDÓ AUTOPEÇAS

DESDE O INICIO DA SEMANA A SERIDÓ AUTOPEÇAS ESTÁ SORTEANDO ATRAVÉS DO PROGRAMA "BOM DIA SERIDÓ" NA RÁDIO CABUGI DO SERIDÓ DIVERSOS PRÊMIOS, DENTRE ELES, UM RELÓGIO DE PULSO, OFERTADO PELA UNIPETROL DISTRIBUIDORA DE LUBRIFICANTES, PARA PARTICIPAR OS OUVINTES LIGAM PARA RÁDIO E RESPONDEM A QUESTÕES FORMULADAS PELO APRESENTADOR DO PROGRAMA MILTON JUNIOR E CASO ACERTEM CONCORREM AOS PRÊMIOS.
SERIDÓ AUTO PEÇAS: INÚMERAS RAZÕES PARA O BEM ESTAR DO SEU VEÍCULO.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

20 ANOS DE INJEÇÃO ELETRÔNCA

Escrito por Arthur Gomes Rossetti
O sistema que foi encarado como ‘bicho de sete cabeças’ continua a atrair a atenção de todos dentro da oficina

A presente matéria da série Treinamento foi realizada na escola Senai Conde José Vicente de Azevedo, localizada no bairro do Ipiranga em São Paulo, sob o auxílio do instrutor técnico Maurício Marcelino Pereira.
O pai de todos: Módulo Le JetronicO setor automotivo bra­si­leiro vivenciou literalmente uma virada de página nos sistemas de gerenciamento eletroeletrônico de alimentação e ignição no final dos anos 80 e início dos 90. O carburador reinou absoluto por aqui, bem diferente da realidade européia e americana. Somente após 1998, 100% da frota de automóveis leves passou a ser comercializada com a injeção eletrônica de combustível. Nos países estrangeiros, para se ter uma idéia, existiram modelos antigos que chegaram a conciliar ignição a platinado, junto da injeção eletrônica analógica, como na linha Audi, por exemplo. A Mercedes-Benz em parceria com a Bosch comercializou em larga escala o sistema em seus veículos já a partir dos anos 70. Os rumores sobre a criação da injeção eletrônica apontam sobre os antigos aviões que ainda utilizavam motor a pistão e ficava limitados para a realização de manobras e desvios bruscos de trajetória devido os carburadores trabalharem ora com excesso e ora com falta de alimentação quando submetidos a tais condições. Daí partiu-se para a idéia de conseguir suprir a demanda por ar e combustível em um motor a combustão, de maneira constante, eficiente e pressurizada. A reboque, quando o sistema passou a ser utilizado em automóveis, três princípios básicos passaram a ser o carro chefe do sistema de injeção eletrônica: maior potência, maior economia de combustível e menor índice de emissão de gases poluentes em comparação aos sistemas com carburador.
Ignição e injeção trabalhavam paralelamente nos primeiros sistemasO primeiro sistema de injeção a figurar num automóvel nacional foi a desenvolvida pela Bosch para aplicação no Gol GTi de 1988/89, conhecida no mercado como Le Jetronic. Como este sistema é analógico ele não possui lâmpada de anomalia no painel de instrumentos, pois não armazena na memória as avarias que podem aparecer com o tempo de uso. Assim como as injeções atuais, a ECU (módulo de controle) recebe diversos sinais de entrada, vindo dos sensores que abastecem de informações sobre as condições momentâneas de funcionamento do motor. Após esta etapa, a ECU processa estas informações e calcula a melhor estratégia de funcionamento, ou seja, o tempo de injeção de combustível mais adequado possível através de um sinal elétrico nos bicos injetores (Ti ou tempo de injeção), dado em milisegundos.
No Subaru Impreza Turbo WRX o gerenciamento é de última geração e integra desde a ignição até o controle da pressão do turbocompressor e injeção de combustívelCuriosidadeNeste an­ti­go sistema os quatro bicos injetores recebem o chaveamento do módulo ao mesmo tempo, ou seja, elas são acionadas de uma só vez, pois a ECU controla apenas o sistema de alimentação de combustível. Segundo o instrutor técnico Maurício Marcelino Pereira, “mesmo assim os antigos Gols GTi e Monzas E.F. (Emerson Fitipaldi), que utilizava sistema parecido, eram inacreditavelmente econômicos para os padrões da época”. Ao contrário das injeções atuais, as quais a ECU controla também o sistema de ignição, na Le Jetronic estes sistemas trabalhavam paralelamente. O Le Jetronic não utiliza sonda lambda.A partir de 1992 as injeções eletrônicas digitais passaram a figurar dentre os automóveis nacionais, como exemplo a do Kadett GSi, que passou a utilizar o sistema Bosch Motronic. Nesta configuração alguns componentes foram incorporados, como exemplo a luz de anomalia do painel para detectar falhas geradas com o uso do veículo, armazenamento na memória para posterior averiguação com o auxílio do scanner, incorporação do sensor de oxigênio (sonda lambda), integração do sistema de ignição na ECU de injeção, válvula de purga do canister, que controla a admissão dos vapores de combustível exalados pelo tanque, altamente tóxicos e que antes eram liberados para a atmosfera.De lá para cá os sistemas não pararam de evoluir e outras funções foram incorporadas nos veículos e passaram a trabalhar em união a injeção, como exemplo os sistemas imo-bilizadores, partida a frio nos veí-culos flex, válvula EGR (recir-culadora dos gases de escape), borboleta motorizada (sistema sem cabo, Drive By Wire), bobinas individuais, módulo con-forto e etc.
Motor do antigo Audi A6 Bi-turbo: ECU também reconhece e administra o funcionamento do coletor de admissão variávelCursosPara o pro-fissional que está antenado as novas tendências do mercado e não quer perder nenhuma oportunidade de trabalho, a escola disponibiliza cursos sobre o tema, a incluir os mais modernos sistemas. Para mais informações ligue (11) 2066-1988 ou acesse o site www.sp.senai.br/automobilística. Para as demais regiões do país acesse o site www.senai.br e descubra a unidade mais próxima!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A TOYOTA NA FUNILARIA


FORAM NECESSÁRIOS SETENTA ANOS PARA QUE A JAPONESA TOYOTA REALIZASSE O SONHO DE SEU CRIADOR, KIICHIRO TOYODA. EM 2007, A EMPRESA TORNOU-SE A MAIOR FABRICANTE DE CARROS DO MUNDO, SUPERANDO A AMERICANA GENERAL MOTORS. O SUCESSO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS A TECNOLOGIA QUE SE TORNOU SINÔNIMO DE CONFORTO E SEGURANÇA, A PREÇOS COMPETITIVOS. NA SEMANA PASSADA, ESSA REPUTAÇÃO SOFREU UM GOLPE. A TOYOTA CONVOCOU 2,3 MILHÕES DE PROPRIETÁRIOS NOS ESTADOS UNIDOS PARA SOLUCIONAR UM DEFEITO NO ACELERADOR, PRODUZIDO POR UM FORNECEDOR CANADENSE. HOUVE INCIDENTES EM QUE O CARRO CONTINUAVA ACELERANDO, MESMO DEPOIS DE O MOTORISTA PARAR DE PRESSIONAR O PEDAL. O DEFEITO ENVOLVE OITO MODELOS DA TOYOTA, ENTRE ELES SEUS DOIS SEDÃS MAIS VENDIDOS NOS ESTADOS UNIDOS, O CAMRY E O COROLLA. O MAIS CONSTRANGEDOR: INCAPAZ DE SOLUCIONAR A FALHA, A EMPRESA SUSPENDEU A PRODUÇÃO E A VENDA DESSES VEÍCULOS. O RECALL, QUE NÃO AFETA O BRASIL, TAMBÉM FOI ESTENDIDO A EUROPA E A CHINA. AO TODO, ESTIMA-SE QUE MAIS DE 4 MILHÕES DE AUTOMÓVEIS TERÃO DE PASSAR PELO CONSERTO.
FOI A SEGUNDA GRANDE FALHA REGISTRADA EM MENOS DE QUATRO MESES NO MERCADO AMERICANO. EM SETEMBRO, A TOYOTA JÁ HAVIA CHAMADO 4,2 MILHÕES DE VEÍCULOS DE VOLTA AS CONCECIONÁRIAS, POR CAUSA DE UM PROBLEMA COM O TAPETE DO MOTORISTA, QUE SE ENROSCAVA NOS PEDAIS. COMO SE NÃO BASTASSE, A COMPANHIA TEM PERDIDO MERCADO PARA NOVATAS, COMO A COREANA HYUNDAI. PARA COMPLETAR, PADECE DE UM EQUÍVOCO ESTRATÉGICO: FEZ APOSTAS TÍMIDAS NOS MERCADOS QUE MAIS CRESCEM ATUALMENTE, COMO A CHINA E O BRASIL, AO CONTRÁRIO DA ALEMÃ VOLKSVAGEM, QUE JÁ DÁ SINAIS DE SUPERÁ-LA. O RESULTADO É QUE DESDE QUE A MONTADORA JAPONESA ALCANÇOU A LIDERANÇA MUNDIAL, HÁ DOIS ANOS, SUAS VENDAS CAÍRAM QUASE 20%.
A COMPANHIA CRESCEU SEGUINDO A CATORZE PRINCIPIOS CRIADOS POR KIICHIRO TOYODA E PELO ENGENHEIRO TAIICHI OHNO, ENTRE ELES A BUSCA PELO APRIMORAMENTO CONTINUO. A TOYOTA ESTABELECEU UM NOVO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO, O JUST IN TIME, EM QUE A MONTAGEM E O EMBARQUE DE CARROS SÃO IMEDIATOS CORRESPONDENTE A DEMANDA, O QUE REDUZ O CUSTO PARA MANTER ESTOQUES. AS CONCORRENTES A COPIARAM E SE REERGUERAM, ENQUANTO A JAPONESA PARECE TER BAIXADO A GUARDA.
FONTE:REVISTA VEJA EDIÇÃO 2150- ANO 43 - Nº 5(FEVEREIRO DE 2010)